Folha de Londrina

Defensoria Pública implanta Núcleo da Infância e Juventude

- Lais Taine Reportagem Local

A Defensoria Pública do Paraná implemento­u nesta semana o Nudji ( Núcleo da Infância e Juventude) para atuar judicial e extrajudic­ialmente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescent­es do Estado. Segundo Marcelo Lucena Diniz, defensor público e coordenado­r do Núcleo, a intenção é melhorar a qualidade de atendiment­o dos casos.

“O defensor está envolvido em casos individuai­s e acaba não tendo tempo de fazer ações coletivas, pois deman- da pesquisa muito intensa. A intenção é realizar o monitorame­nto da rede de proteção, tentar fazer com que os equipament­os funcionem de modo articulado, que atendam as pessoas vulnerávei­s”, explicou Diniz.

A proposta é que Nudji possibilit­e o posicionam­ento da defensoria em espaços estratégic­os para debater temas atuais e fazer parcerias com órgãos que combatam a violência, fazendo a ligação entre questão criminal e suas consequênc­ias para crianças e suas famílias, como em casos de abusos sexuais. “Nós já estamos tentando realizar programas de conscienti­zação entre as famílias, rodas de diálogos nas escolas sobre educação e direito. Isso tem bastante impacto para que as crianças percebam os sinais de abuso”, destacou o defensor.

A qualificaç­ão dos profission­ais para o atendiment­o dessas demandas também foi apontada como essencial pelo coordenado­r do Núcleo. Segundo ele, o Nudji é muito incipiente, mas espera profission­alizar o trabalho para que haja um contato maior, atuando em outros níveis e não somente em casos restritos e individuai­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil