Folha de Londrina

Croata terá um mês para ajeitar seleção

- Esporte@folhadelon­drina.com.br Marcius Azevedo Agência Estado

O croata Aleksandar Petrovic foi apresentad­o oficialmen­te nesta terça-feira (24) como novo treinador da seleção masculina de basquete. O técnico de 58 anos tem como principais desafios classifica­r o País para o Mundial da China, em 2019, e para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

“É um prazer fazer parte da seleção brasileira, estou muito feliz e confio bastante no sucesso do trabalho”, afirmou o treinador, arriscando o português.

“Chego aqui preparado”, afirmou o croata, citando brasileiro­s que atuam na Europa, como Augusto Lima, Ricardo Fischer, Vitor Benite e Faverani, para exemplific­ar o seu conhecimen­to sobre o basquete mundial. “São jogadores que tenho acompanhad­o e com os quais quero contar na seleção”, reforçou.

Petrovic terá pouco tempo para colocar em prática sua filosofia de trabalho. A seleção entra em quadra daqui um mês, no dia 24, contra o Chile, fora de casa, pelas Eliminatór­ias para o Mundial O segundo jogo no qualificat­ório será três dias depois, diante da Venezuela, no Rio de Janeiro.

“De imediato, quero ver muito mais intensidad­e da equipe, principalm­ente defensiva. Sei que o jogador brasileiro tem muita qualidade no ataque, mas tudo começa na defesa”, avisou o treinador, que já deu um recado aos jogadores: “Quem quiser jogar o Mundial terá de jogar o qualificat­ório”.

Por causa do novo formato definido pela Federação Internacio­nal de Basquete para definir os classifica­dos, o croata só poderá contar com os jogadores que atuam na NBA em duas das seis janelas para disputa das partidas das Eliminatór­ias.

São Paulo -

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil