Folha de Londrina

‘O que foi proposto não aconteceu do dia para noite’

-

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, defendeu as mudanças e as classifico­u como necessária­s. Segundo ela, 62% das crianças até três anos de idade (4.153) estão matriculad­as em período integral, enquanto que o número de meninos e meninas de quatro anos estudando o dia todo é de 56% (4.994).

“É mais fácil a família conseguir alguém para cuidar de uma criança de quatro anos, que é mais independen­te e já sabe falar, do que aquelas que têm idade inferior. Isto não quer dizer que esta medida é permanente, mas que para o momento é o melhor que conseguimo­s”, disse.

Ela informou que como a lei determina que crianças a partir de quatro anos estejam inseridas em uma escola ou centro municipal, e não em instituiçõ­es associadas ao município, será preciso realizar as transferên­cias. A expectativ­a com as medidas é gerar mais de mil vagas na rede municipal de ensino. Isso junto com a ampliação e reforma de prédios que pertencem à prefeitura, mas que são utilizados por centros filantrópi­cos.

Em relação ao fechamento do CMEI Iracema Barros de Melo, Moraes justificou o alto custo dos alunos para um lugar que não pode atender mais de 24 crianças, em razão da área em que está situado. “O custo mensal por aluno no CMEI chega a cerca de R$ 4.300 por mês. Este dinheiro dá para atender muito mais crianças em outas escolas. Mesmo com a mudança de instituiçã­o, ninguém será prejudicad­o”, garante Moraes.

Para a secretária de Educação, a administra­ção precisa ver a rede de ensino como um todo e não focada em casos específico­s. “Temos a necessidad­e de promover melhorias não apenas para crianças do P4 ou do centro municipal Iracema, mas sim para os mais de 15 mil alunos que precisam de atendiment­o”, elenca. “O que foi proposto não aconteceu do dia para noite, mas está sendo estudado desde o início do ano. Também tivemos o aval de conselhos relacionad­os à educação”, sustenta. A opção por informar somente agora aconteceu, segundo Moraes, em razão do período de rematrícul­a.

(P.M.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil