Folha de Londrina

Senado aprova texto-base da TLP por 36 votos a 14

- Eduardo Rodrigues Agência Estado

Brasília - O plenário do Senado aprovou nesta noite de terça-feira, 5, por 36 votos a 14 o texto-base do relatório da Medida Provisória 777, que cria a TLP ( Taxa de Longo Prazo) para substituir a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) nos financiame­ntos concedidos pelo BNDES. Os senadores ainda rejeitaram dois destaques apresentad­os pela oposição. O projeto segue agora para sanção da Presidênci­a da República e a nova taxa entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018.

Desde a edição da MP, a equipe econômica frisou que a nova taxa é um dos principais projetos do governo dentro do ajuste fiscal, na medida em que reduz os subsídios implícitos custeados pelo Tesouro Nacional nos empréstimo­s do banco de fomento. Diretores do Banco Central e secretário­s do Ministério da Fazenda acompanhar­am a votação no plenário.

Atualmente o BNDES empresta a uma taxa de juros (TJLP, hoje em 7% ao ano) menor do que o custo de captação do governo federal no mercado por meio da emissão de títulos públicos (Selic, hoje em 9,25% ao ano). No passado, o diferencia­l de juros já foi muito maior, gerando uma conta bilionária aos cofres públicos. Em 2016, por exemplo, esse custo foi de R$ 29 bilhões, e este ano deve chegar a R$ 15 bilhões.

Com a adoção da TLP, a expectativ­a é de que a conta seja zerada em até cinco anos, na medida em que a nova taxa - que começará valendo o mesmo que a TJLP - convirja para um valor de mercado baseado na inflação e nos títulos do próprio Tesouro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil