Folha de Londrina

Cursinho da UEL transforma aulas em oportunida­de

-

UEL

O Curso Especial Pré-Vestibular da (Universida­de Estadual em Londrina) está ativo desde 1996 e atende aproximada­mente 450 alunos de baixa renda por ano. Em 2017, o projeto bateu o recorde de inscrições, com 1.447 interessad­os, que passaram por avaliação socioeconô­mica e prova classifica­tória. Segundo a coordenado­ra do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues, a alta procura se deu por diversos fatores. Primeiro, pelos bons resultados obtidos, mas também pelo aumento da divulgação e a atual situação do país.

A dedicação dos alunos também deve ser destacada. Magda Leite de Melo, 42, terminou o ensino médio em 1992. Depois disso, se casou, teve três filhos e não pôde mais estudar. “Hoje meus filhos estão crescidos, além disso, estamos em uma onda de desemprego que assusta, achei que fosse o momento de voltar”, explica a dona de casa, que está fora do mercado há três anos.

De manhã ela se dedica à casa e à família; depois pega o ônibus e vai para aula à tarde. Além da oportunida­de de estudo, ela acredita que o projeto resgatou sua “Inicialmen­te, era um curso preparatór­io, mas hoje eu vejo que abriu meus horizontes, minha cabeça, me colocou para pensar. Eu vi que ainda há tempo. Não é fácil, mas eu preciso valorizar essa oportunida­de”, conta.

Kennedy da Silva Alves, 19, também acredita na oportunida­de que o projeto proporcion­a. No segundo ano de cursinho, tenta uma vaga em medicina e escolheu a UEL como segunda casa. “Junto ao cursinho, nós criamos um plano pedagógico e eu venho estudar na biblioteca central da UEL na parte da manhã, almoço no RU (Restaurant­e Universitá­rio), assisto às aulas, volto para a biblioteca à noite para só então ir para casa”, conta.

autoestima.

 ?? RicArdo ChicArelli ??
RicArdo ChicArelli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil