Correio da Bahia

Bom Velhinho versão 2020

-

A Casa do Papai Noel do Salvador Shopping se adaptou a 2020. O espaço, a decoração e a logística precisaram ser adaptados a uma realidade de pandemia, em que os pequenos não podem mais abraçar ou sentar no colo do personagem. Os atores, que interpreta­m o símbolo do Natal não são mais aqueles da faixa dos 60 anos, pois fazem parte do grupo de risco. Em seus lugares estão os "novos Bons Velhinhos", que têm entre 25 e 33 anos, e precisam de uma caracteriz­ação ainda mais complexa, com maquiagem para envelhecim­ento dos traços, barba branca fake, peruca e uma barriga falsa.

Os Bons Velhinhos conversara­m com a reportagem do CORREIO para falar sobre a experiênci­a nova. Dois deles nunca interpreta­ram Papai Noel antes e o outro só entrou na figura do dono do trenó mais famoso do planeta em eventos familiares.

O ator Breno Fernandes, 26 anos, que já tinha atuado em outros papéis de idosos, como mago e avô, é um Noel de primeira viagem. "É um desafio e tanto. O roteiro é imprevisív­el, é a criança que decide. Eu preciso estar atento e preparado para seguir o diálogo que a criança deseja e isso acrescenta muito pra gente como profission­al", diz. Apesar do rumo imprevisív­el, Bruno afirma gostar do contato com as crianças. "Tem sido maravilhos­o", assegura.

Além daqueles pedidos singelos de quem não precisa de muito para ser feliz, tem também os mais complexos, que envolvem o bem-estar de todos, como o fim da pandemia, a saúde para as pessoas e um mundo mais feliz. São esses que mais emocionam Victor Fernandes, 25, ator que também é Papai Noel pela primeira vez. "Quando eles chegam e fazem os pedidos que, às vezes, têm mais a ver com o bem dos outros, é difícil não se encantar. Além disso, o que derruba a gente é o afeto. Ainda mais nesse período, com todo mundo privado de contato com as outras pessoas", fala.

Victor concorda que é um desafio lidar com um roteiro a cada criança. "É uma imersão. Você tá ali, tem ideias de uma coisa ou outra como a pergunta sobre como ela se comportou. Só que as crianças são espontânea­s, decidem o rumo da conversa que vai para o ano delas, que vai para a família ou para os amigos. Então, a gente aprende a ficar nesse lugar da escuta e reagir, o que enriquece demais".

 ?? FOTOS: ARISSON MARINHO ?? Para Breno, lidar com as crianças é um desafio
FOTOS: ARISSON MARINHO Para Breno, lidar com as crianças é um desafio
 ??  ?? Eduardo, 32, recebe maquiagem especial, para parecer mais velho, e barba falsa para agradar as crianças
Eduardo, 32, recebe maquiagem especial, para parecer mais velho, e barba falsa para agradar as crianças
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil