Correio da Bahia

Suspeito preso por estuprar sobrinha é achado morto

-

EM CELA Preso em agosto por suspeita de ter estuprado e engravidad­o uma sobrinha de 11 anos na cidade de Irecê, no centro-norte da Bahia, Carlos Silva de Jesus foi encontrado morto no sábado (5), na cela da delegacia em que se encontrava custodiado, no município de Ibotirama, no oeste do estado, para onde fugiu quando as investigaç­ões sobre o fato foram iniciadas.

De acordo com a Polícia Civil, Carlos foi achado com uma camisa amarrada no pescoço e há indícios de suicídio, já que ele estava sozinho na cela.

O Departamen­to de Polícia Técnica (DPT) da região realizou uma perícia no local e removeu o corpo dele para o Instituto Médico Legal (IML). As investigaç­ões sobre a morte do preso continuam, e outros detentos e servidores da delegacia serão ouvidos para esclarecer as circunstân­cias da morte.

Ele tinha sido conduzido à delegacia na manhã do dia 10 de agosto por policiais militares da 28ª Companhia Independen­te de Polícia Militar (CIPM/ Ibotirama), acionados após uma denúncia de aliciament­o de menor no bairro Xixá, em Ibotirama.

Uma guarnição foi até o local para dar suporte à uma equipe do Centro de Referência Especializ­ado em Assistênci­a Social (Creas) e, depois da visita, o suspeito e uma

dentro dele.

A participaç­ão delas, que vinha em uma tendência de alta nas últimas três décadas, caiu para apenas 46,3% entre abril de junho de 2020. Em comparação com o mesmo período de 2019, a queda foi de 7 pontos percentuai­s. A participaç­ão dos homens no mercado de trabalho também diminuiu, mas menos: 6 pontos percentuai­s.

O pesquisado­r Marcos Hecksher, do Ipea, vê algumas razões para a perda de espaço das mulheres. “O primeiro é que as mulheres estão em alguns dos setores que foram muito afetados. Segundo, elas têm uma carga maior de trabalho não remunerado em casa, esse trabalho aumentou na medida que as escolas ficaram fechadas e terceiro lugar elas foram mais beneficiad­as com o auxílio-emergencia­l que tinha

em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador de demanda (RPK no jargão do setor) apresentou queda de 71,8% no tráfego total e 67,3% no mercado doméstico. A oferta (ASK) teve quedas de 70,7% e 65,6%, respectiva­mente, ante agosto de 2019. A taxa de ocupação foi de 79,4% agora contra o objetivo de manter as pessoas em casa”.

“Soma se a isso, também, as questões do trabalho remoto. Mulheres inseridas em profissões, em ocupações que também foram mais afetadas pela pandemia, setor de serviços, hotelaria, que dificultam os exercícios dessas atividades de forma remota”, afirma Cecília Machado, professora e pesquisado­ra da FGV.

A maior queda na participaç­ão no mercado de trabalho foi entre as mulheres que têm filhos pequenos, de até dez anos. Nesse grupo, a proporção de mulheres empregadas ou procurando trabalho nesse grupo despencou de 58% no segundo trimestre de 2019 para pouco mais de 50%. E são elas as que mais têm dificuldad­e de voltar a trabalhar neste momento ou mesmo de procurar uma vaga.

82,4% há um ano no critério total e 83,3% no segmento doméstico. Em relatório, a empresa ressalta que no mês passado realizou 190 voos por dia, reabriu as bases de Campina Grande, Caxias do Sul, Marabá e Montes Claros, e adicionou 51 operações diárias em Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil