Correio da Bahia

A espera para se tornar família

- Nilson Marinho e Yasmin Garrido*

Existia algo dentro da servidora Saraí dos Santos Souza, 52, que lhe dizia para cultivar um amor incondicio­nal que só as mães conseguem sentir. A vontade crescia ao passo que a idade avançava e não restou outra solução a não ser entrar com o processo de adoção que, no caso dela, se arrastou por três anos, até que uma ligação a aproximou da pequena Júlia, à época, com 2 anos.

Na manhã de ontem, Saraí estava na sala de espera da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, na companhia de mais 21 famílias. Todas estavam ali para pôr um ponto final no processo de adoção e, enfim, serem reconhecid­os pela Justiça como verdadeiro­s pais das crianças que eles se propuseram a educar.

A servidora chegou à 1ª Vara por volta das 8h para participar de um mutirão com um juiz, um promotor e uma equipe técnica da Justiça que carregava em mãos os documentos que comprovari­am que Saraí poderia deixar de ter a guarda provisória de Júlia, hoje com 10 anos, para, enfim, ter a guarda legal assinada pelo magistrado.

Desde que Saraí deu entrada no processo, até ver pela primeira vez a filha, se passaram três anos. A notícia que seria mãe chegou em uma manhã de 2012, por meio de um telefonema de um servidor da Justiça que a informou que uma criança com as mesmas caracterís­ticas que ela tinha idealizado como filha, no momento em que preencheu um formulário, estava disponível para adoção.

Depois do primeiro contato, bastaram alguns dias para a servidora passar a fazer visitas frequentes à instituiçã­o que acolheu a pequena. Também foram necessário­s alguns meses para Saraí ter a guarda provisória da filha.

“Foi uma paixão à primeira vista. Eu senti que ela também havia gostado de mim. Júlia sofreu maus-tratos da mãe biológica e teve que ser internada em uma unidade de saúde. De lá, foi para o abrigo, onde permaneceu até me encontrar”, contou.

Depois de encontrar a filha, a servidora ainda esperou oito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil