Correio da Bahia

24h Hotéis de Salvador têm 90% de ocupação após show e maratona

-

EFEITO PAUL Além de trazer a felicidade de soteropoli­tanos com a primeira apresentaç­ão do ex-Beatle em Salvador, o show de Paul McCartney, realizado anteontem na Arena Fonte Nova para 53 mil pessoas, impactou fortemente a ocupação da rede hoteleira da capital. Juntamente com a Maratona Cidade de Salvador, o show fez com que 87,6% dos leitos fossem ocupados na cidade, segundo levantamen­to da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o (FeBHa).

O número superou até mesmo o feriado prolongado de 12 de outubro, uma quinta-feira, que registrou ocupação média de 70,7%. Este mês de setembro registrou taxa de ocupação hoteleira média de 57,5%, número 30,1% menor do que o registrado por conta dos eventos. O show de Paul McCartney ainda atraiu turistas, que vieram de outros estados especialme­nte para ver o espetáculo. Foi o caso do casal de turistas Lilian Matos e Mario Avelino, que vieram do Rio de Janeiro assistir ao show, e do cearense Sávio Rebouças, que veio acompanhar pela sexta vez o show de Sir. Paul. A produção do espetáculo não informou quantos ingressos foram vendidos para pessoas de fora da capital soteropoli­tana.

“Isso não movimenta só a rede hoteleira. O setor do turismo interage com mais de 50 setores. Por conta da maratona e do show, Salvador teve uma excelente ocupação. Um calendário de eventos como esse é primordial para a cidade, porque traz turistas de outros estados”, comemorou o presidente da FeBHa, Sílvio Pessoa. No levantamen­to da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-BA), a taxa de ocupação de leitos da capital foi ainda maior: chegou a 90%. “Nós acreditamo­s que só o show e a maratona foram responsáve­is por mais de 50% dessa ocupação. Além disso, o evento realizado pela Abih também impactou nos quartos ocupados”, comemorou o presidente da Abih-BA, Glicério Lemos. O presidente ainda ressaltou que, com a falta do Centro de Convenções, Salvador está “carente de eventos”. “A Abih sugere que mais eventos como esses sejam realizados para compor a ocupação, suprindo a falta do Centro”. A Maratona Cidade de Salvador, realizada pela prefeitura hoje, reúne 3.500 atletas profission­ais e amadores no Farol da Barra. Cerca de 945 corredores são moradores de outras 80 cidades do Brasil em 16 estados e de outros seis países. “Quando o atleta vem, ele vem acompanhad­o de duas, três ou quatro pessoas, consomem em restaurant­es, rede hoteleira e é uma forma extraordin­ária de ocupar a cidade”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil