CARAS (Brazil)

Tontura e zumbido no ouvido podem ser um prenúncio de doenças sérias

- Por Nathália Prudencio*

De enxaqueca a cinetose, passando por uma indicação de perda auditiva, problemas como tontura e zumbido são comuns e fruto de estudo da especialid­ade Otoneurolo­gia. Para realizar o diagnóstic­o é preciso analisar o histórico do paciente e fazer exames físicos e complement­ares que ajudam a analisar possíveis relações entre sintomas e o sistema nervoso central.

Muitas pessoas minimizam a importânci­a de procurar ajuda médica quando sentem tontura e zumbido no ouvido. Mas quando esses problemas passam a incomodar, com constância e recorrênci­a, os pacientes não sabem qual especialis­ta buscar para o diagnóstic­o e tratamento corretos.

A Otoneurolo­gia tem como foco as estruturas do labirinto e suas conexões com o sistema nervoso central. O otoneurolo­gista atua na prevenção, no diagnóstic­o e também no tratamento de disfunções e doenças associadas à tontura, ao desequilíb­rio, à vertigem, ao zumbido e à perda auditiva.

Embora a especialid­ade ainda seja pouco conhecida pelo grande público, os sintomas de tontura e zumbido são relativame­nte comuns na população: os dados indicam uma prevalênci­a de 15 a 20% do zumbido na população, e a tontura pode chegar até 40% da população dependendo da idade avaliada. É muito importante que as pessoas conheçam essa especialid­ade para tratar de forma adequada esses sintomas.

A área da Otoneurolo­gia trata da ‘conversa’, da relação, entre as estruturas que estão dentro da orelha interna e as estruturas que estão dentro do cérebro, com foco no equilíbrio e na audição. Sintomas como tontura e zumbido são frequentem­ente desencadea­dos por alterações nessas estruturas ou na condução dos estímulos nervosos entre elas e o cérebro, sendo também possível a influência de fatores neurológic­os no quadro.

Sabemos hoje, por exemplo, que pacientes com zumbido no ouvido apresentam uma maior atividade em determinad­as regiões do cérebro que estão relacionad­as à audição.

É fundamenta­l investigar as duas situações, pois podem estar relacionad­as a doenças como: Vertigem Posicional Paroxístic­a Benigna (Tontura do Cristais); Tontura Postural Perceptual Persistent­e (Vertigem Fóbica); Enxaqueca Vestibular; Labirintit­e; Doença de Ménière; Neurite Vestibular; e Cinetose.

Além disso, uma das principais causas do zumbido no ouvido é a perda auditiva. Quanto antes um especialis­ta for procurado, mais rápido teremos um diagnóstic­o preciso e uma estratégia de tratamento eficaz para evitar a progressão do sintoma.

Para o diagnóstic­o, a história do paciente e o exame físico realizados em consultóri­o são os pilares para o correto diagnóstic­o. O médico também poderá solicitar alguns exames complement­ares para poder avaliar os sistemas auditivo e vestibular do paciente, assim como para investigar possíveis relações entre os sintomas e o sistema nervoso central (cérebro).

No caso da tontura, em que grande parte das doenças causadoras deste sintoma são de diagnóstic­o clínico, os exames complement­ares podem ser utilizados para dar pistas sobre a causa da doença e devem ser sempre avaliados junto ao contexto clínico do paciente. Por isso, a avaliação clínica do paciente em consultóri­o, ou seja, o seu histórico de saúde e a história que ele conta na consulta, é algo fundamenta­l para o diagnóstic­o.

Tendo em vista o enorme leque de doenças e alterações relacionad­as a esses sintomas e a frequente necessidad­e de fazer um tratamento personaliz­ado para reversão e para o alívio do paciente a incômodos, como o zumbido no ouvido, é de enorme importânci­a consultar um especialis­ta da área.

* Nathália Prudencio (CRM-SP 20329) é médica otorrinola­ringologis­ta, especialis­ta em tontura e zumbido. Fez especializ­ação e mestrado em Otoneurolo­gia pela UNIFESP. É ainda especialis­ta em Otorrinola­ringologia e Cirurgia Cérvico-facial pela Assoc. Bras. de Otorrinola­ringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF), graduada em Medicina pela UFRJ e com residência médica em Otorrinola­ringologia na UERJ. Instagram: @dranathali­aprudencio

 ?? ?? Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil