Agora

No esquenta para a grande noite do Oscar

- Hanuska.bertoia@grupofolha.com.br

O Oscar chega amanhã à sua 93ª cerimônia com a expectativ­a de uma festa diferente da tradiciona­l celebração do cinema. A começar pela data. Com o calendário de estreias afetado pela pandemia, foi preciso transferir a festa para abril. Outra mudança acontecerá no tapete vermelho: haverá menos fotógrafos e entrevista­dores. Toda a cerimônia será presencial, ao contrário de prêmios em que os vencedores interagira­m por vídeo. Para facilitar a presença dos convidados, a festa terá várias locações em Los Angeles e conexões em Paris, Londres e Nova York. E para entrar no clima, confira curiosidad­es sobre os mais de 90 anos de Oscar.

93ª CERIMÔNIA DO OSCAR

ONDE VER: a partir das 20h, no canal pago TNT, no Youtube do TNT e nas plataforma­s TNT GO e Globoplay (aberta para não assinantes). Na Globo, após o BBB 21.

No dia 16 de maio de 1929, 270 pessoas, a maioria integrante da Academia de Cinema norte-americana, participar­am do jantar que marcou a primeira premiação do Oscar, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. Foram concedidos 12 prêmios, entre eles, pela única vez na história, melhor direção de comédia e melhor direção de drama. Todos foram anunciados para a imprensa três meses antes. O vencedor de melhor filme foi o longa “Asas”. Somente a partir de 1941 os premiados passaram a ser mantidos em segredo, para serem revelados na cerimônia.

As cerimônias do Oscar foram mais austeras nos anos da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, meses após o ataque a Pearl Harbor, quando os EUA entraram no conflito, cogitou-se cancelar a premiação. Ela foi mantida, mas com mudanças. Os trajes pomposos foram proibidos e a cerimônia foi chamada de jantar, em vez de banquete. Do lado de fora do local da festa, nada de holofotes. O ano seguinte foi o último com jantar. A Academia avaliou que seria insensível realizar ceias com o país em guerra. Em 1944, a premiação foi transferid­a para um teatro.

Em 1973, Brando foi escolhido o melhor ator por “O Poderoso Chefão”. Mas não foi à cerimônia e recusou o prêmio em protesto contra o tratamento dado aos índios norte-americanos na indústria do entretenim­ento. Em seu lugar, a ativista apache Sacheen Littlefeat­her subiu ao palco com um discurso, mas não pode lê-lo, pois a Academia reduziu o tempo a 45 segundos.

A ESTATUETA

Nome oficial: Academy Award® of Merit

Apelido: Oscar, adotado oficialmen­te em 1939

Origem do apelido: há várias versões. Segundo uma delas, uma bibliotecá­ria da Academia, ao ver a estatueta, disse que ela se parecia com seu tio Oscar

O que significa: é uma figura estilizada de um cavaleiro segurando uma espada, em pé, sobre um rolo de filme com cinco raios, que simbolizam os profission­ais que fundaram a Academia (atores, diretores, produtores, técnicos e escritores)

Quem criou: Cedric Gibbons, chefe da direção de arte da MGM

Desde quando: é concedida desde 1929. Na Segunda Guerra Mundial, por causa da falta de material, a estatueta foi feita de gesso pintado por três anos. Ao final do conflito, os vencedores foram convidados a trocá-las pelas originais de bronze

A PRIMEIRA CERIMÔNIA

O PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA

A RECUSA DE MARLON BRANDO

Feita de bronze maciço, banhado com ouro 24 quilates

 ??  ?? 49 anos, é formada e pós-graduada em jornalismo. Gosta de ver filmes em qualquer plataforma (TV, celular, tablet), mas não dispensa uma sala de cinema tradiciona­l.
49 anos, é formada e pós-graduada em jornalismo. Gosta de ver filmes em qualquer plataforma (TV, celular, tablet), mas não dispensa uma sala de cinema tradiciona­l.
 ?? © AMPAS ??
© AMPAS
 ??  ?? As atrizes e irmãs Joan Fontaine (à esq.) e Olivia de Havilland (à dir.) na cerimônia realizada em 1942
As atrizes e irmãs Joan Fontaine (à esq.) e Olivia de Havilland (à dir.) na cerimônia realizada em 1942
 ??  ?? Hanuska Bertoia
Hanuska Bertoia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil