Agora

Aliados de Covas tiram poder de controlado­ria

- (FSP)

A base do prefeito Bruno Covas (PSDB) apresentou um projeto, depois aprovado pela Câmara Municipal, que cria entraves para as decisões da CGM (Controlado­ria Geral do Município) e reduz o poder de atuação do órgão —criado para combater a corrupção e promover a transparên­cia.

Dois parágrafos do projeto (que foi para sanção de Covas e podem ou não serem vetados) têm alarmado servidores da controlado­ria e especialis­tas em transparên­cia.

O primeiro parágrafo do projeto estabelece que “os relatórios, recomendaç­ões ou encaminham­entos da CGM, para terem efeito, devem ser convalidad­os pelos secretário­s municipais das pastas correspond­entes aos casos analisados, após manifestaç­ão jurídica da Procurador­ia Geral do Município”.

O segundo diz que, se este secretário acatar a resolução do órgão e decidir pela demissão de um servidor ou pela cassação de sua aposentado­ria, essa decisão ainda precisará ser validada por uma comissão, a ser definida por decreto pelo prefeito.

O projeto também devolve status de secretaria para a controlado­ria (rebaixada na gestão Doria), o que é usado como argumento pela prefeitura para negar que haverá engessamen­to do órgão.

Na avaliação do professor da FGV Marco Antonio Teixeira, especialis­ta em gestão pública, o projeto “é um passo atrás ainda maior”.

Criada na gestão Fernando Haddad (PT), a CGM foi responsáve­l pela descoberta de desvios milionário­s, como a máfia do ISS, esquema em que fiscais recebiam propina de construtor­as para dar descontos em impostos.

A controlado­ria já está em seu sexto chefe desde sua criação. O atual controlado­r, nomeado em abril por Bruno Covas, é Gustavo Ungaro, filiado ao PSDB.

Em nota, a prefeitura diz que “a tendência do prefeito é vetar os artigos, mas o projeto aprovado ainda está em análise pela assessoria técnico-legislativ­a”.

 ??  ?? Gustavo Ungaro, nomeado em abril pelo prefeito, é o sexto chefe da Controlado­ria Geral do Município
Gustavo Ungaro, nomeado em abril pelo prefeito, é o sexto chefe da Controlado­ria Geral do Município

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil