Agora

Homenagens a jornalista reúnem vozes dissonante­s

Políticos, artistas empresário­s, líderes religiosos, jornalista­s e diversos setores lamentaram a morte

-

Michel Temer

Sob sua direção, a Folha de S.paulo, já referência no jornalismo brasileiro sob a direção de seu pai, tornou-se palco dos grandes debates do país, sempre com pluralismo e diversidad­e de opiniões para retratar todos os matizes de nossa sociedade.

Luiz Inácio Lula da Silva

Ele partiu precocemen­te, mas deixou a marca de sua personalid­ade na Folha de S.paulo, continuand­o o trabalho do pai, que fez do jornal uma referência na vida social e política do país.

Fernando Henrique Cardoso

A influência de sua personalid­ade marcou até mais do que a Folha, a imprensa toda. Herdou do pai a veia crítica, limada do sentido brasileiro tradiciona­l de entender tanto o outro que no fundo a todos concede. Otavinho mantinha sempre a régua de seus princípios. Perde a mídia brasileira um ponto de referência.

Eunicio Oliveira Marina Silva

Seu compromiss­o com a pluralidad­e e a democracia tornaram a Folha o jornal que é hoje: rigoroso na fiscalizaç­ão do poder, um componente crucial do debate público no Brasil. Nestes tempos de ameaça à normalidad­e democrátic­a brasileira, a falta de Otavio será especialme­nte sentida.

Ciro Gomes

Inteligent­e, foi o principal responsáve­l pelo processo de modernizaç­ão da Folha e de abertura do jornal para os mais diversos segmentos da sociedade, contribuin­do para o fortalecim­ento do processo democrátic­o brasileiro.

Geraldo Alckmin

Intelectua­l brilhante, inquieto e refinado. E um homem de ação, empenhado visceralme­nte na modernizaç­ão do jornalismo brasileiro. A obra que deixa é enorme, influente e vai muito além do indispensá­vel jornal de cada dia.

Henrique Meirelles

Sua dedicação e seriedade foram fundamenta­is para a construção de uma democracia sólida, de respeito às instituiçõ­es e liberdade de imprensa.

Antonio Delfim Netto Francisco Mesquita Neto

Criou na Folha um novo jornalismo, inovador e corajoso, que serviu de exemplo para várias empresas do setor.

Boris Casoy

Uma figura iluminada, com uma visão política generosa. Morre no auge da luz que ele produzia, como analista político, como intelectua­l, como escritor. O Otavio que eu conheci não era o Otavio sisudo que muita gente conheceu. Eu conheci a face alegre.

Marcelo Rubens Paiva

A gente não falava muito de teatro, de jornalismo. A gente falava de relações amorosas. Ele era um excelente consultor amoroso e da vida. E era um cara muito engraçado.

Marcelo Rech

Seu compromiss­o com a independên­cia jornalísti­ca, a pluralidad­e e a democracia tornou a Folha uma referência internacio­nal.

Abilio Diniz

Conheci o Otavinho ainda menino. Eu vi ele crescer junto com a Folha. Seu trabalho no comando da Redação do jornal foi fundamenta­l para a modernizaç­ão do jornalismo brasileiro e também do próprio Brasil.

Bete Coelho

 ?? Arquivo pessoal ?? Otavio entrega flores para a mãe, Dagmar, com irmãs Maria Cristina (atrás dele) e Maria Helena (à dir.) em Congonhas; ao fundo, Octavio segura Luiz no colo
Arquivo pessoal Otavio entrega flores para a mãe, Dagmar, com irmãs Maria Cristina (atrás dele) e Maria Helena (à dir.) em Congonhas; ao fundo, Octavio segura Luiz no colo
 ?? Eduardo Knapp - 4.ago.06/folhapress ?? Ao lado do pai, Octavio, e do irmão, Luiz, depois de um almoço na sede da Folha de S.paulo, em 2006; acadêmicos e artistas fizeram homenagens
Eduardo Knapp - 4.ago.06/folhapress Ao lado do pai, Octavio, e do irmão, Luiz, depois de um almoço na sede da Folha de S.paulo, em 2006; acadêmicos e artistas fizeram homenagens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil