Agora

Conscienti­zar a população é saída para conter gastos com energia

- (CNC)

Quando a empresária Vanessa Beck, 38 anos, mudou de apartament­o, há quatro meses, uma de suas primeiras decisões foi comprar todas as lâmpadas de LED para economizar energia.

Para reduzir ainda mais os custos da conta, ela também passou a lavar roupa uma vez por semana e deixou de passar as peças.

“Eu e meu marido decidimos fazer as economias não só para diminuir os gastos, mas também para conscienti­zar nossa filha, que tem quatro anos. Para ela, é importante aprender desde cedo a usar o recurso”, conta.

No quarto da filha, Vanessa aproveitou para instalar um painel que imita o sistema estrelar. “Assim, mesmo com luz na hora de dormir, o gasto não é alto”, diz.

Para Wagner Carvalho, especialis­ta em eficiência energética na W-energy, a conscienti­zação da população é o único caminho possível para controlar os gastos. “A energia elétrica do Brasil é a quinta mais cara do mundo e está caminhando para o primeiro lugar em alguns anos”, afirma.

Ele considera a situação “curiosa”, pois os brasileiro­s deveriam pagar o valor mais barato em comparação com outros países. “A maior parte da nossa matriz é provenient­e de fontes hidráulica­s e a água que gira turbina é de graça. Nosso país possui a maior reserva de água doce do planeta”, afirma.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? A empresária Vanessa Beck, 38 anos, com a filha Sara, de 4 anos; todas as lâmpadas da casa são de LED e ela até instalou um painel que imita as estrelas
Rubens Cavallari/folhapress A empresária Vanessa Beck, 38 anos, com a filha Sara, de 4 anos; todas as lâmpadas da casa são de LED e ela até instalou um painel que imita as estrelas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil