Agora

Clãs políticos lançam mais de 60 candidatos em 2018

- (FSP)

As principais dinastias políticas do Brasil lançaram mais de 60 candidatos nas eleições de outubro, mostra levantamen­to feito pela reportagem nos registros da Justiça Eleitoral.

Aos 88 anos e com 15 mandatos legislativ­os na bagagem, o deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDBMG) vai deixar a Câmara, mas tentará emplacar um filho no lugar e outro filho e um neto na Assembleia de Minas.

A bicentenár­ia linhagem parlamenta­r, iniciada por José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), é símbolo da política em família.

O Brasil tem cerca de vinte grandes clãs políticos, hoje. Um dos mais longevos é do ex-presidente José Sarney (MDB), 88 anos, e tenta se reerguer no Maranhão.

A filha Roseana (MDB) tentará retomar o governo. O filho Sarney Filho (PV), ex-ministro, visa o Senado; o neto Adriano (PV), a reeleição a deputado estadual.

Em Alagoas, Renan Calheiros (MDB) disputa a reeleição ao Senado; o filho, ao governo do estado. Um irmão, a reeleição à Assembleia. Um sobrinho é prefeito de Murici.

No Pará, o clã Barbalho lançou cinco nomes: Jader (MDB) ao Senado (reeleição), Helder ao governo e outros três à Câmara dos Deputados.

No Ceará do presidenci­ável Ciro Gomes (PDT), Cid Gomes disputa o Senado. Outra irmã, a Assembleia. Dois irmãos ocupam cargos executivos, no governo estado e no comando da prefeitura de Sobral. Jair Bolsonaro (PSL) tem três filhos parlamenta­res —dois deles, candidatos.

 ?? Mateus Bonomi-18.out.17/folhapress ?? Bonifácio Andrada, que é deputado federal
Mateus Bonomi-18.out.17/folhapress Bonifácio Andrada, que é deputado federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil