Agora

Todas as 150 usinas de açúcar e álcool de SP param produção

- (FSP)

Todas as 150 usinas produtoras de açúcar e etanol em São Paulo terão as atividades paralisada­s até hoje. O prejuízo pode chegar a R$ 180 milhões ao dia.

É o que afirma a Unica (União da Indústria de Canade-açúcar), órgão que concentra os principais grupos sucroenerg­éticos do centrosul do país. O estado é o maior produtor de cana do país e responde por 60% do etanol e açúcar fabricados.

De acordo com a associação, os protestos nas rodovias brasileira­s provocaram a falta de peças e de diesel para abastecer máquinas e equipament­os nas indústrias. Com isso, ao menos 2 milhões de toneladas de cana deixarão de ser processada­s por dia. Ao todo, são 150 mil toneladas de açúcar e 100 milhões de litro de etanol diários. “O cenário é preocupant­e porque, além de aumentar os custos de produção, reduz o faturament­o das unidades produtoras em aproximada­mente R$ 180 milhões por dia, o que pode compromete­r a sobrevivên­cia de muitas dessas empresas”, diz trecho de nota da associação.

Outro fator que deve provocar gasto expressivo às usinas é o atraso no período da moagem —que normalment­e termina até a primeira quinzena de dezembro.

Um grupo que já parou foi o Tereos, que tem sete usinas no interior paulista. O motivo são os bloqueios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil