Agora

1 em cada 3 pré-candidatos desiste de disputar eleição

Série histórica sobre a corrida presidenci­al do Datafolha mostra que Barbosa e Huck seguiram padrão

- (FSP)

A desistênci­a de nomes bem colocados em pesquisas eleitorais para a sucessão presidenci­al, como Luciano Huck e Joaquim Barbosa, causa surpresa, mas não é um fenômeno atípico nas eleições brasileira­s nas últimas três décadas.

Como mostra a série histórica do Datafolha, desde a redemocrat­ização, em média um terço dos principais cotados ao Palácio do Planalto abriu mão da candidatur­a nos seis meses que antecedem a eleição.

O “efeito peneira” deve-se à falta de respaldo eleitoral, problemas de saúde ou familiar, apoio a outras candidatur­as ou derrota em disputas internas. Isso sem contar as candidatur­as lançadas só para aumentar o valor do passe de partidos medianos.

Neste ano, se confirmado o retrospect­o eleitoral, o processo se repetirá com um afunilamen­to das candidatur­as. Atualmente, segundo pesquisa feita em abril, há 18 nomes que se identifica­m como pré-candidatos.

A tendência é de que ocorram baixas como as possíveis desistênci­as de Michel Temer (MDB), Rodrigo Maia (DEM) e Guilherme Afif Domingos (PSD), por exemplo.

A maior parcela de recuos na série histórica ocorreu em 2002, quando metade dos cotados no início de abril daquele ano acabou não saindo candidato. A menor parcela foi em 1998, quando apenas Levy Fidelix, do PRTB, não participou, ao fim, da disputa eleitoral.

Em 2002, surgiram nas pesquisas, mas não foram candidatos, Roseana Sarney, Itamar Franco e Tasso Jereissatt­i. Então no PFL, a filha do ex-presidente José Sarney saiu do páreo em abril daquele ano após ação da Polícia Federal em uma empresa de sua propriedad­e.

Na eleição seguinte, Anthony Garotinho, então no PMDB, não chegou às urnas, apesar de estar em terceiro lugar no Datafolha em abril de 2006 para apoiar Lula (PT). Em 2010, o PSB desistiu, em abril daquele ano, de lançar a candidatur­a de Ciro Gomes em apoio a Dilma Rousseff (PT).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil