Agora

Saiba quando compensa adiar a sua aposentado­ria

Ao esperar alguns anos, aposentado pode evitar que a renda mensal seja reduzida à metade

- Clayton castelani

Paciência e planejamen­to são aliados do trabalhado­r que está pensando em pedir a sua aposentado­ria ao INSS. Em muitos casos, ao adiar em alguns anos a data de início do benefício, o segurado consegue driblar um sistema de cálculos que pode reduzir pela metade a sua renda mensal.

O advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), ensina o passo a passo para acertar nesse planejamen­to.

O ponto de partida para escolher a hora certa de pendurar as chuteiras é entender como funciona a regra 85/95 progressiv­a, pois ela é o caminho mais rápido e fácil para a maioria dos segurados escaparem de ter a aposentado­ria reduzida pelo fator previdenci­ário (veja a explicação ao lado).

A partir do momento em que se sabe quanto será preciso esperar para entrar no 85/95, o passo seguinte será calcular o valor que o segurado abrirá mão de receber do INSS se não pedir a aposentado­ria assim que completar os requisitos obrigatóri­os —30 anos de contribuiç­ão, para a mulher, e 35 anos, para o homem.

A penúltima etapa para fechar essa conta é estimar em quanto tempo após começar a receber o benefício maior o aposentado conseguirá recuperar as perdas.

Finalmente, o segurado deve avaliar qual é a sua expectativ­a de sobrevida, ou seja, quanto tempo em média ainda viverão os brasileiro­s que têm a mesma idade. Essa conta é divulgada anualmente pelo IBGE.

“Às vezes, o segurado pode levar cinco ou seis anos para recuperar o que deixou de ganhar, mas isso vale a pena quando há a expectativ­a de receber uma aposentado­ria maior nos 20 anos seguintes”, afirma Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil