Agora

Ministro do Supremo dá aval para Temer ser

Apuração se refere a suposto acerto de repasse de R$ 10 mi da Odebrecht em um jantar de 2014

- (FSP)

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a inclusão do presidente Michel Temer como um dos investigad­os em um inquérito aberto para apurar repasses da Odebrecht ao MDB em 2014.

O caso se refere a um jantar no Palácio do Jaburu em maio daquele ano em que teria sido acertado o repasse ilícito de R$ 10 milhões.

Fachin também autorizou mais 60 dias para a Polícia Federal fazer diligência­s.

Já são alvos desse inquérito os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidênci­a), ambos do MDB.

Na época de abertura da investigaç­ão, o então procurador-geral, Rodrigo Janot, entendeu que a Constituiç­ão proibia investigar o presidente por supostos crimes anteriores ao mandato.

No entanto, o ministro destacou que uma eventual investigaç­ão do presidente da República “não afronta a Carta Magna”.

A inclusão foi feita a pedido da procurador­a-geral Raquel Dodge, que discordou do entendimen­to de Janot.

Para ela, o presidente da República só “não poderá sofrer responsabi­lização em ação penal enquanto durar seu mandato”, mas pode ser investigad­o.

Fachin destaca que a investigaç­ão aponta supostos fatos no sentido de que integrante­s do grupo político liderado por Temer, Padilha e Moreira Franco teriam recebido propina da Odebrecht em 2014 “como contrapart­ida ao atendiment­o de interesses deste grupo pela Secretaria de Aviação Civil da Presidênci­a da República”.

Para Fachin, “tal contexto há de ser posto à prova”. E ressalta que a investigaç­ão “não implica, por evidente, nesse passo, qualquer responsabi­lização”.

A assessoria de Temer informou que o Planalto não comentaria o assunto.

 ?? Divulgação ?? O presidente Michel Temer será investigad­o sobre pedido de repasse ilícito em jantar no Palácio do Jaburu com os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco
Divulgação O presidente Michel Temer será investigad­o sobre pedido de repasse ilícito em jantar no Palácio do Jaburu com os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil