Agora

Cinderelas da nova era em peça

- (FS)

Uma Cinderela que usa tênis. Outra que sonha com uma grande viagem. Essas são algumas das personagen­s da peça infantil “Cinderelas”, em cartaz neste domingo, pela 87ª Mostra Macunaíma de Teatro.

“O conto original e o livro ‘Os Oito Pares de Sapato de Cinderela’ inspiram esse novo roteiro, que apresenta Cinderelas com sonhos bem diferentes, que não ficam só presas à ideia de serem salvas por um príncipe encantado”, explica Carolina Otoni, diretora da peça. O livro, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, retrata meninas —representa­das pelo papel de Cinderela— que têm diferentes sonhos.

As ideias da montagem partiram das próprias crianças, de seis a 12 anos, que formam o elenco do espetáculo. Elas são estudantes de teatro e fazem sua estreia com a peça. “Elas criaram personagem, como um gênio, e deram novos tipos de comportame­nto à madrasta e às suas outras filhas, que costumam ser más”, complement­a Carolina. Cinderelas Domingo, às 19h e às 20h30. No Teatro Escola Macunaíma (av. Valdemar Ferreira, 204, Butantã, tel. (11) 3031-2858). 114 lugares. R$ 10. Livre.

Clássicas marchinhas de Carnaval, como “Cidade Maravilhos­a”, “Jardineira”, “Aurora” e “Pierrot Apaixonado” —executadas ao vivo— , estão no repertório do musical “Apoteose”, que estreia neste domingo, no Espaço Cia. da Revista, na região central da cidade.

O espetáculo conta a história de um cantor jovem da década de 1940 que tem talento, mas não segue os padrões dos vozeirões da época, como Orlando Silva (1915-1978) e Vicente Celestino (1894-1968). Mesmo assim, ele consegue chegar ao estrelato quebrando alguns padrões. “O musical brinca com a estética do Teatro de Revista [gênero musical da época], com canções de compositor­es célebres daquele momento, como Noel Rosa [1910-1937] e Lamartine Babo [1904-1963], para falar sobre a quebra de padrões”, explica André Grecco, diretor do espetáculo.

Apesar de a história ser datada, a ideia da montagem é discutir temas atuais. “Falamos sobre a quebra de padrões estabeleci­dos hoje por meio de artistas que não se encaixam em um determinad­o modelo”, destaca Grecco. Outros personagem enriquecem o tema, como como uma aspirante a vedete e um ator negro, que interpreta um alemão.

O espetáculo pode ser atrativo para jovens e adultos. “Os temas são bastante atuais, mas o repertório é de clássicos conhecidos pelos mais velhos”, encerra. “Apoteose” Dom., às 20h; seg., às 21h. No Espaço Cia. da Revista (al. Nothmann, 1.135, (11) 37915200). R$ 40. 99 lugares. 12 anos.

 ?? Divulgação ?? Elenco do espetáculo “Apoteose”, que estreia neste fim de semana
Divulgação Elenco do espetáculo “Apoteose”, que estreia neste fim de semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil