Agora

INSS pode fechar agência campeã de demora

- (LQ)

O INSS admitiu que está em estudo o fechamento da agência da Previdênci­a Social Pimentas, na Vila Endres, em Guarulhos (Grande SP).

Conforme o Agora mostrou em 13 de agosto, o posto é o campeão de demora para a concessão de benefícios no Estado. No primeiro semestre, a média de tempo para a concessão foi de 151 dias. A época, o INSS disse que o posto— que fica no limite entre Guarulhos e São Paulo— recebe também segurados da capital. Na capital, o posto mais demorado para a liberação é o de Ermelino Matarazzo, na zona leste, com 119 dias.

Uma segurada que fez o pedido de sua aposentado­ria em maio está sem ideia de quando receberá o benefício. Ao visitar a agência para tentar descobrir a situação do seu benefício, que consta como “habilitado” na internet, ela foi alertada por um funcionári­o do posto Pimentas ( X) CTPS ( X ) Cópia do processo e/ou sentença trabalhist­a ta ( X ) Rais (Relação Anual de Informaçõe­s Sociais)s) ( X ) Extrato analítico do FGTS ( X ) Certidão da Junta Comercial ( X ) Declaração do empregador de que a demora pode chegar até oito meses para o benefício sair por falta de funcionári­os para analisar os pedidos. Fontes do INSS afirmaram que o posto irá fechar.

Questionad­a, a assessoria de imprensa do INSS afirma que há 16 funcionári­os trabalhand­o na unidade e nega que tenha havido uma diminuição do quadro. Por dia, o posto Pimentas atende 215 pessoas. Mensalment­e, são feitos 4.670 atendiment­os.

O instituto não diz o que acontecerá com os benefícios que foram pedidos no posto e estão em análise.

De acordo com o INSS, em Guarulhos há mais uma agência. Já na região da gerência executiva em Guarulhos, há outras três unidades: Itaquaquec­etuba, Suzano e Mogi das Cruzes. No próximo dia 29, o posto de BiritibaMi­rim, também na região da gerência de Guarulhos, será inaugurado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil