Agora

Neymar e Tite estão entre os melhores

Atacante é indicado ao prêmio de jogador do ano, e treinador da seleção tenta desbancar Zidane

- (FC)

A Fifa divulgou ontem os concorrent­es das principais categorias do seu prêmio de melhores do ano. O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Neymar, que trocou o Barcelona pelo PSG neste mês, estão entre os 22 jogadores indicados. Tite, que é o técnico dos dois na seleção brasileira, concorrerá pela primeira vez.

Também foram revelados os candidatos das categorias “melhor jogadora” e “melhor técnico de times femininos”. Não há nenhum brasileiro entre os 20 indicados (dez em cada). Marta, 31 anos, a personalid­ade do futebol feminino mais laureada da história (cinco troféus), ficou fora pela segunda vez nos últimos 13 anos. A primeira havia sido em 2015.

Os vencedores serão decididos por um júri composto por treinadore­s, capitães, jornalista­s (um por país) e torcedores. A eleição será aberta aos fãs de todo o mundo na segunda-feira, no site da Fifa, e vai até o dia 7 de setembro. Todos os votos terão o mesmo peso. Cada votante terá que ordenar de 1 a 3 os jogadores e técnicos de sua preferênci­a. O primeiro ganhará cinco pontos; o segundo, três; o terceiro, um.

Como os torcedores terão papel fundamenta­l, é real a chance de o midiático Neymar ser eleito pela primeira vez o melhor do mundo. Conta a favor dele a pecha de atleta mais caro da história. O favorito, no entanto, ainda é Cristiano Ronaldo, o atual vencedor. Se o português do Real Madrid mantiver a coroa, chegará a cinco conquistas e se igualará a Messi.

No final de setembro —o dia não está definido—, a Fifa anunciará os três finalistas de cada categoria, os indicados ao Prêmio Puskás (golaço de 2017), o vencedor do prêmio de melhor torcida e o ganhador do inédito troféu de goleiro do ano. Jogador

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil