Agora

Auditoria aponta controle frágil de faltas nas UBSs

Fiscalizaç­ão mostra que 22% dos médicos não estavam no local que deveriam. Ponto ainda é feito no papel

- (FSP)

Auditoria realizada em 20 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital constatou um quadro de fragilidad­e no controle de frequência dos médicos e um número excessivo de faltas —22%.

A fiscalizaç­ão foi feita no final do ano passado, na gestão Fernando Haddad (PT), por técnicos do Tribunal de Contas do Município em unidades administra­das por quatro OSs (organizaçõ­es sociais), contratada­s pela Prefeitura de São Paulo, ou geridas diretament­e pela Secretaria da Saúde.

O principal problema foi a ausência de ponto eletrônico. Em 90% dos casos, a folha de frequência era manual. Com esse sistema, atrasos podem ser desconside­rados, assim como é possível anotar a presença dias depois, mesmo que o médico não tenha trabalhado.

Na UBS Engenheiro Goulart (zona leste), administra­da pela Seconci, um médico não foi encontrado, embora na folha constasse anotação prévia indicando sua saída no horário estipulado.

Na UBS Boracéa (região central), gerida pela Iabas, os médicos do Mais Médicos ficavam com suas folhas de frequência, segundo a supervisor­a, contrarian­do as regras em contrato.

Relator do processo, o con- selheiro João Antonio diz que levará seu parecer ao plenário do TCM após receber a posição das entidades que administra­m as UBS.

Das 20 unidades visitadas, cinco não tinham o quadro obrigatóri­o, na sala de espera, com nome, especialid­ade e horário de trabalho dos médicos; sete apresentav­am inconsistê­ncias. Na UBS Chácara Santo Antônio (zona sul), gerida pela secretaria, o quadro indicava erroneamen­te o dia da presença de um médico. Na UBS República (centro), da Iabas, um médico demitido estava na escala. O TCM constatou que 22% dos médicos não estavam nas UBS e o número de faltas é bem maior que a média no sistema da prefeitura (16%).

 ?? Ronny Santos - 22.jul.2016/Folhapress ?? Fachada da UBS República, na região central de São Paulo; fiscalizaç­ão do TCM notou que médico demitido ainda aparecia na escada de trabalho na unidade
Ronny Santos - 22.jul.2016/Folhapress Fachada da UBS República, na região central de São Paulo; fiscalizaç­ão do TCM notou que médico demitido ainda aparecia na escada de trabalho na unidade
 ?? Márcia Foletto/Agência O Globo ??
Márcia Foletto/Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil