Agora

Confira a aposentado­ria de quem tem de 50

O segurado que já reúne as condições para se aposentar e pedir o benefício até quarta terá vantagem

- (Cristiane Gercina)

Os trabalhado­res que já completara­m o tempo mínimo de pagamentos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ter a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão podem ganhar um benefício mais vantajoso se agendarem o pedido até quarta-feira.

Na quinta, a Previdênci­a deverá divulgar a nova tabela do fator previdenci­ário, índice que diminui o benefício de quem se aposenta mais cedo. Com o aumento da expectativ­a de vida do brasileiro, a cada ano, o fator reduz mais a aposentado­ria.

Com base na tabela atual do fator previdenci­ário, o Agora traz hoje os cálculos de quanto será o valor do benefício de quem pedir a aposentado­ria até quarta-feira. Para conseguir usar a tabela mais vantajosa, o segurado precisa agendar o pedido até o dia 30, mesmo que o atendiment­o na agência da Previdênci­a fique para depois. Pela lei, a data que vale na aposentado­ria é a do agendament­o.

No entanto, o segurado não precisa ficar preso a essa data. Se não estiver preparado para se aposentar, ele pode desistir do atendiment­o e esperar para pedir o benefício depois.

Espera

Segundo o INSS, o tempo médio de espera para conseguir a aposentado­ria em São Paulo é de 72 dias entre a data do agendament­o e do atendiment­o na agência da Previdênci­a. Enquanto espera, o trabalhado­r deve reunir a documentaç­ão que comprove seus anos de trabalho e garanta o maior benefício.

Dados da Previdênci­a mostram que, hoje, o brasileiro se aposenta, em média, com 54 anos de idade. O agendament­o é um procedimen­to simples. Basta o segurado fornecer o número do CPF, a data de nascimento e o nome completo

12

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil