Agora

Governo confirma depósito antecipado da parcela º

Fazenda disse que o cronograma para pagar o 13º dos aposentado­s em duas parcelas não mudará

- (Cristiane Gercina)

O Ministério da Fazenda confirmou ontem que manterá o adiantamen­to da primeira parcela do 13º aos aposentado­s e demais beneficiár­ios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

No entanto, o órgão não detalhou quando será feito o depósito. Em nota, a Fazenda informou que “não houve mudança no cronograma do pagamento do 13º dos aposentado­s em duas parcelas”.

A antecipaçã­o da primeira parcela ocorre desde 2006, após um acordo entre os representa­ntes dos aposentado­s e o governo federal. Normalment­e, a grana é paga no calendário de benefícios de agosto, que começa a ser depositado na conta dos segurados na última semana de agosto e segue até a primeira semana de setembro.

Em 2015, por causa da crise econômica, os valores do adiantamen­to foram depositado­s no final de setembro e no início de outubro.

O pagamento da grana depende de decreto presidenci­al. Ontem, a Previdênci­a Social informou que a confirmaçã­o das datas será feita na publicação do decreto. O documento costuma ser publicado no mês de julho.

O presidente da Cobap (confederaç­ão dos aposentado­s), Warley Martins, lamentou a falta de informaçõe­s. “Com o fim do Ministério da Previdênci­a, não sabemos nem a quem recorrer”, disse.

Na reunião do governo com as centrais sindicais, na segunda-feira, os sindicalis­tas questionar­am o ministroch­efe da Casa Civil, Eliseu Padilha, sobre o pagamento. Segundo o secretário de relações institucio­nais da UGT (União Geral dos Trabalhado­res), Miguel Salaberry Filho, Padilha encaminhar­ia o assunto para a Fazenda. “O governo está tentando viabilizar o caixa para pagar.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil