Correio da Manhã Weekend

A PARTIR DE HOJE GRÁTIS

NOVA SÉRIE A MINHA GUERRA

- MANUELA GUERREIRO

Serafim Felício largou de Lisboa em maio de 1959, no navio ‘Niassa’, sem saber que o destino era Goa. Nos primeiros dois anos tomava conta dos depósitos de água e de pólvora e fazia guardas de honra à urna de prata em que repousa S. Francisco Xavier - o sacerdote jesuíta espanhol que Bento XVI proclamou como ‘Padroeiro do Oriente’ - na Basílica do Bom Jesus. Entretanto, fez uma formação e ingressou nas forças de segurança, que dependiam do comando militar. No verão de 1961, foi enviado como polícia para a fronteira Norte com a União Indiana, um posto pequeno, com uma guarnição, completame­nte isolado e sem acesso rodoviário.

Ao longo de seis meses esta pequena unidade policial repeliu inúmeros ataques do inimigo. Até ao dia da invasão, 18 de dezembro de 1961. Quando começou o bombardeam­ento, a unidade de Serafim recebeu ordens para retirar. “Começámos a descer a serra de noite, a descer, descer, não se via nada. Safámo-nos por um triz. Fomos dos últimos a chegar a Pangim e até já nos tinham dado como desapareci­dos.”

“Sofrimento eterno”

A invasão foi rápida e vitoriosa para a União Indiana. Feito prisioneir­o, Serafim é levado para o campo do Altinho. Esteve também em Aguada, uma prisão civil, e em Pondá. “Se a gente se mexesse ou fizesse algum gesto mais agressivo, éramos logo metralhado­s. Os sikhs eram terríveis e estavam sempre de armas apontadas.”

Serafim sobreviveu e resistiu à dureza do cativeiro, ao isolamento, ao arame farpado e à fome . “O sofrimento é eterno”, diz, 60 anos depois, recordando que a chegada a Lisboa, em maio de 1962, também não foi fácil. “Chegámos como presos.” No mesmo ano, foi enviado para Angola, onde já havia guerra.n

SAFÁMO-NOS POR UM TRIZ. FOMOS DOS ÚLTIMOS A CHEGAR. JÁ NOS CONSIDERAV­AM DESAPARECI­DOS”

 ?? ??
 ?? ?? SERAFIM FELÍCIO ESTEVE EM GOA
Serafim esteve em vários campos de prisioneir­os
Leia o QR Code e oiça os podcast
de ‘A Minha Guerra’
SERAFIM FELÍCIO ESTEVE EM GOA Serafim esteve em vários campos de prisioneir­os Leia o QR Code e oiça os podcast de ‘A Minha Guerra’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal