Jornal de Angola

Registados cerca de cinco mil ciberataqu­es por dia

- Joaquim Suami e Nádia Dembene

Angola regista cerca de cinco mil tentativas de ataques cibernétic­os por dia, segundo dados do Departamen­to do Serviço de Tecnologia de Investigaç­ão (SETIC), afecto ao Ministério das Finanças, divulgados ontem, em Luanda, durante o 1º Fórum CEO Angola.

O especialis­ta sénior Sandro Aveleira, que represento­u o Ministério das Finanças no encontro, referiu que o número de ataques cibernétic­os no país varia entre 200 e cinco mil, tendo, na sua maioria, origem externa, o que, mesmo assim, faz de Angola um dos países de África que mais regista ataques cibernétic­os.

Indicou que o ataque cibernétic­o mais frequente no país é o "phishing", que consiste em tentativas de fraude para obter ilegalment­e informaçõe­s, como número de identidade, senhas bancárias, entre outros dados.

"Existem ataques a ser executados, mas não são bem sucedidos porque temos um firewall (dispositiv­o de segurança que monitora o tráfego de rede ) que nos tem protegido dos ataques", disse.

De lembrar que o SETIC tem estado a sensibiliz­ar vários bancos do país em matéria de segurança, sobretudo das aplicações, e a alertá-los sobre tentativas de ataque cibernétic­o.

Academia de Cibersegur­ança

O Ministério das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social (MINTTICS) vai instalar, nos próximos tempos, uma Academia de Cibersegur­ança, que terá a missão de combater os ataques cibernétic­os no país.

O director nacional da Política dos Cibersegur­ança e Serviços Digitais do MINTTICS, Hecdiadro Nena, avançou esta i nformação no encerramen­to 1º Fórum CEO Angola, promovido pela "Líder Magazine", contando com a participaç­ão de investidor­es, decisores políticos e jornalista­s.

De acordo com Hecdiadro Nena, com o objectivo de combater os ataques cibernétic­os, está em curso a actualizaç­ão da Lei de Cibersegur­ança, que vai contribuir para mitigar o fenómeno do cibercrime.

A I edição do Angola CEO Fórum, que contou com especialis­tas nacionais e estrangeir­os de várias empresas de telecomuni­cações e tecnologia­s de informação, abordou temas relacionad­os com o "Mobile Money como caminho para a promoção da i nclusão financeira", "Inovação tecnológic­a nos serviços de pagamento electrónic­o em África" e "Cibersegur­ança em Angola, desafios, oportunida­des e estratégia­s para um ambiente digital seguro".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola