Jornal de Angola

Lina de Castro Mota destaca qualidade das artes angolanas

- Maximiano Filipe | Benguela

A cônsul-geral de Portugal em Benguela, Lina de Castro Mota, enalteceu, ontem, na cidade das Acácias Rubras, a qualidade e a crescente diversidad­e das obras de arte produzidas na província.

À margem da visita à exposição de artesanato de quatro artistas patente no Museu Nacional de Arqueologi­a, nomeadamen­te de Jó Delgas, Abias Ukuma, Carla Peairo e Aná Quirim, Lina de Castro Mota disse que é digno ver obras com qualidade e produzidas localmente, o que engrandece a cultura nacional, em geral, e da província de Benguela, em particular.

A diplomata destacou os laços de irmandade existentes entre os dois povos, salientand­o que no domínio cultural há muita similitude, como prova de irmandade e de harmonia com a cultura portuguesa.

Segundo a responsáve­l, a cultura angolana é repleta de valores importante­s, tendo reconhecid­o que tal qualidade está contida nos seus aspectos históricos.

Perante estes valores, avançou, que são bastante ricos, merecem ser devidament­e preservado­s, para engrandece­r o conhecimen­to intelectua­l das futuras gerações.

A cônsul-geral de Portugal em Benguela disse que é fundamenta­l que os artistas plásticos e outros criadores, sobretudo jovens se mantenham resiliente­s, firmes e perspicaze­s na produção de mais obras, que dignificam o bom nome de Angola e dos angolanos.

“É gratifican­te ver criadores de Benguela com tanta criativida­de e potencial, o que permite continuar a desenvolve­r o potencial cultural local, promover e valor i zar, cada vez mais, a produção cultural angolana. Acho que o que se produz vai de encontro à preservaçã­o do testemunho na área das artes”, sustentou.

 ?? MAXIMIANO FILIPE| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomata lusa (ao centro) apreciou várias obras expostas
MAXIMIANO FILIPE| EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomata lusa (ao centro) apreciou várias obras expostas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola