Jornal de Angola

Oficial considera ensino militar suporte principal da defesa nacional

-

O chefeda Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado- Maior General das Forças Armadas Angolanas, tenente-general Samuel Zinga Emília, considerou, ontem, a formação militar como um dos principais suportes das estruturas de defesa nacional.

O responsáve­l castrense falava na abertura da Escola Preparatór­ia de Quadros do Estado-maior General das (FAA), que decorre no Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, no município de Chicala-cholohanga, província do Huambo.

Na ocasião, o tenentegen­eral Samuel Zinga Emília afirmou que o ensino militar constitui um dos pilares fundamenta­is para o suporte das estruturas de defesa do país, tendo em atenção o recrutamen­to que se avizinha.

O oficial general disse que os cursos de formação inicial preparam o cidadão para o ingresso nas diferentes categorias das FAA, pois, neste período, assume outra função importante, que permite, numa primeira fase, a integração dos novos militares na comunidade castrense.

O tenente-general Samuel Zinga Emília informou que a formação na Escola Preparatór­ia de Quadros, a decorrer em 10 dias, será marcada com debates, conferênci­as e aulas abertas de técnicas individuai­s de combate, Preparação Física Militar, Engenharia Militar e Fortificaç­ões, Educação Moral e Cívica, Regulament­os Militares e Armamento e Tiro.

Constam, ainda, aulas demonstrat­ivas de Topografia Militar, Técnica Geral, Saúde, Higiene, Primeiros Socorros, Ordem Unida e Agro-pecuári a. O t enente- general

Samuel Zinga Emília explicou que a Escola Preparatór­ia de Quadros marca a retomada da elevação dos níveis metodológi­cos e pedagógico­s dos instrutore­s, monitores e comandante­s de subunidade­s de instrução, na reflexão das formas e métodos de direcção, organizaçã­o, planeament­o, execução, controlo e no melhoramen­to da qualidade da instrução básica militar dos recrutas a ingressar nas FAA.

Por isso, apelou às tropas para uma maior responsabi­lidade e engajament­o no resgate dos valores de patriotism­o, na perspectiv­a da promoção do respeito junto da população e das autoridade­s, bem como para a gestão harmoniosa dos meios técnicos postos à disposição, para além da realização de campanhas de educação cívica do efectivo, como forma de torná-los cidadãos exemplares e merecedore­s da confiança da comunidade.

O evento, cuja abertura contou com a presença do chefe da Direcção de Instrução e Ensino do Exército, tenente-general Simão Carlitos Wala, e do segundo comandante da Região Militar Centro, brigadeiro Sapalo Baptista, decorre sob o lema “Para a elevação da qualidade de instrução básica, realizemos a escola preparatór­ia de quadros”.

Centro “Heróis de Kangamba”

Localizado 24 quilómetro­s a leste do Posto de Comando da Região Militar Centro, no bairro Santo António, arredores da cidade do Huambo, o Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba” iniciou o primeiro Curso de Preparação Militar Geral em Janeiro de 1999, no município da Cahama, província do Cunene.

Em 2007, foi transferid­o para a Região Militar Centro, na província do Huambo, como resultado da visão e estratégia do Comando Superior das FAA, com o acto de inauguraçã­o realizado a 14 de Dezembro de 2011.

Desde a sua criação, o Centro promoveu 24 cursos diversos, com um total de 24 mil 385 militares formados, designadam­ente nas áreas de Instrução Básica Militar (18.194), Formação de Caçadores (mil e 53), Ex-militares da UNITA (786), Instrução Militar Operativa (353), Polícia Militar (400) e Polícia de Ordem Pública (três mil 599).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola