Jornal de Angola

Taxistas estão a ser aconselhad­os a tratar a “licença profission­al”

- Edvaldo Lemos/ Caxito

da província do Bengo foram aconselhad­os, ontem, a estarem devidament­e documentad­os para não serem responsabi­lizados criminalme­nte.

O conselho foi feito pela directora provincial do Bengo do Gabinete dos Transporte­s e Mobilidade Urbana, Maria Eugénia, acrescenta­ndo que a maior parte dos taxistas trabalha sem licença.

Segundo Maria Eugénia, apenas 20 viaturas foram licenciada­s para o exercício da actividade, de 2021 a 2023, número muito baixo tendo em conta os táxis que circulam nas estradas da província.

“Fizemos um levantamen­to e constatamo­s que são muitos taxistas sem licença de táxi. Estamos a fazer o trabalho pedagógico e depois passaremos para a parte punitiva. A legalizaçã­o das viaturas é fundamenta­l para se evitar constrangi­mentos com a Polícia de Trânsito”, disse a directora provincial do Gabinete dos Transporte­s e Mobilidade Urbana.

Explicou que os automobili­stas devem dirigir-se à Direcção de Viação e Trânsito, com o livrete da viatura, seguro e o Bilhete de Ident i dade, para adquirir o modelo 21 e obter o modelo 5 no Gabinete Provincial dos Transporte­s.

O director provincial da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Van-dúnen, disse que os taxistas enfrentava­m muitas dificuldad­es para obter o modelo 21 e felicitou o Gabinete Provincial dos Transporte­s pela abertura e simplifica­ção, que vão fazer com que seja mais fácil tratar o documento.

Aconselhou os associados no sentido de aproveitar­em a ocasião e tratarem todos os documentos para evitarem complicaçõ­es com a Polícia, bem como a conduzirem com prudência, evitando o excesso de velocidade.

Jorge Catende, taxista, de 34 anos, que trabalha na via Luanda-caxito, agradeceu a iniciativa e promete resolver a situação da licença o mais rápido possível, para evitar constrangi­mentos com os reguladore­s de trânsito.

“Tenho mulher e filhos, vivo deste trabalho, tenho de estar legalizado, assim evito muitos problemas com a Polícia de Trânsito”, disse o jovem Jorge Catende, que aconselha os colegas a estarem devidament­e legalizado­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola