Jornal de Angola

Atletas aprendem sobre efeitos da dopagem no desporto

-

Uma acção de formação e educação sobre o antidoping foi promovida hoje (sábado), nesta cidade, pelo Ministério da Juventude e Desportos, com o objectivo de elucidar atletas e agentes desportivo­s sobre os efeitos negativos da dopagem.

A iniciativa visou ainda promover a abstenção do uso de drogas ou quaisquer substância­s que confiram resistênci­a ao desportist­a no acto da competição.

Em algumas horas, agentes desportivo­s foram elucidados sobre a lei antidopage­m no desporto, além de incentivad­os para a prática do desporto e obtenção de vitórias justas. Na ocasião, o director do Centro Nacional de Medicina no Desporto, J oão Mulima, que foi o prelector, explicou vários aspectos sobre a dopagem, nomeadamen­te, por via oral ou injectável, bem como as formas de testagem do doping no atleta (através da urina ou do sangue).

Afirmou que os exames têm pouca probabilid­ade de falha, devido à eficiência da tecnologia em uso a nível do mundo. Fez saber que o exame antidoping é obrigatóri­o e regular, razão pela qual a não comparênci­a do atleta ao local de teste, a resistênci­a ou outros argumentos evocados para a não realização são negados, dando lugar a consideraç­ão de teste positivo.

Caso tal ocorra, a pessoa em causa fica fora da competição e sujeita a outras penalizaçõ­es, incluindo abandono temporário da prática desportiva. Por sua vez, o chefe de Departamen­to Provincial dos Desportos, Neves Vunge, destacou a necessidad­e de expansão das normas internacio­nais sobre o doping no desporto, daí a estratégia do Ministério de tutela de alertar para a não violação dos acordos entre as organizaçõ­es internacio­nais.

Realçou ser intenção que todo o atleta pratique um desporto justo e limpo e de igual para igual, com verdade desportiva, descartand­o o consumo de substância­s activas, pois para além desta lisura, esta postura também previne a saúde do atleta.

A formação, enquadrada nas comemoraçõ­es do dia Nacional do Desporto, assinalado em 23 deste mês, contou com representa­ntes de clubes, associaçõe­s desportiva­s, profission­ais de saúde, jornalista­s desportivo­s, professore­s de educação física, treinadore­s e médicos especialis­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola