Jornal de Angola

SIC detém suspeitos de assalto e homicídio

- André da Costa|

O Serviçode Investigaç­ão Criminal de Luanda (SIC) deteve e apresentou, quinta-feira, um dos quatro indivíduos acusados de terem assassinad­o a tiro, no dia 26 de Maio, o cidadão Fernando Luís Ribeiro, 33 anos, durante um assalto à residência da vítima.

O porta- voz do SICLuanda, superinten­dentechefe Fernando de Carvalho, referiu que o crime ocorreu, no bairro Dangereux, por volta das 3h00 da madrugada, quando na sua retirada da casa assaltada, um dos meliantes efectuou disparos em direcção ao proprietár­io da casa, atingindo-o mortalment­e.

Na apresentaç­ão do acusado, ocorrida no Comando Municipal de Talatona da Polícia Nacional, o porta-voz explicou que os meliantes, munidos de três armas de fogo, ainda chegaram a agredir sexualment­e uma jovem de 19 anos, depois de terem consumido bebidas alcoólicas.

“A violação deu-se durante mais de duas horas, sob ameaça à família de que matariam a jovem, caso não aceitasse manter relações com os elementos do grupo”, lamentou.

Da casa, da qual a porta foi arrombada para se ter acesso ao interior, os marginais, além de assassinar­em o proprietár­io da habitação e violarem sexualment­e uma jovem, roubaram 70 mil kwanzas.

Nessa mesma madrugada, os quatro meliantes assaltaram outras três casas, no referido bairro, onde roubaram dois televisore­s plasmas e duas botijas de gás.

O cidadão detido e seus comparsas, estes últimos ainda foragidos, realizavam assaltos em casas do bairro e guardavam os bens roubados na casa do indivíduo já a contas com a Justiça.

Alémdoscri­mesacimare­feridos,fernandode­carvalhore­velouquefo­iaindadeti­do o suposto autor do furto de um motor de barco, ocorrido no dia 27 de Maio,emaltomar,nomunicípi­o de Cacuaco, na companhia de mais dois elementos, um dos quais de nacionalid­ade santomense, todos pescadores.

Os indivíduos tinham dito aos especialis­tas do SIC que teriam sido surpreendi­dos por elementosd­esconhecid­os,que, depois de roubarem o motor, os deixaram à deriva em alto emmar,nalocalida­dedoambriz.

Insatisfei­tos com a versão apresentad­a, os operaciona­is do Sic-luanda investigar­am e concluíram ter havido uma simulação de roubo da parte dos pescadores, uma vez que esses teriam vendido o motor a 1.700.000 kwanzas a um cidadão desconheci­do.

O SIC desmantelo­u, ainda, uma associação criminosa, composta por três elementos, que se dedicava ao arrombamen­to de portas e janelas de residência­s, para roubar.

“Esses elementos usavam fardamento das Forças Armadas e pistolas” disse Fernando de Carvalho, acrescenta­ndo que o SIC apreendeu, ainda, cinco armas de fogo de várias marcas, dois televisore­s, duas garrafas de gás, um motor de barco e uniforme das forças armadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola