Jornal de Angola

Pyongyang lança míssil não identifica­do para o mar

-

A Coreia do Norte lançou um míssil não identifica­do para o mar, anunciou, ontem, o Exército sul-coreano, sendo o primeiro teste de balística de Pyongyang este ano.

O projéctil foi lançado na costa Leste da península, em direcção ao Mar do Japão, disse o Estado-maior Conjunto sul-coreano (JCS) em comunicado, sem adiantar mais pormenores.

Em 2021, a Coreia do Norte disse ter testado com sucesso um novo tipo de míssil balístico lançado por submarino, um míssil de cruzeiro de longo alcance e um outro lançado por comboio, que alegou ser uma ogiva hipersónic­a.

O novo teste surge porque a Coreia do Norte não respondeu ao pedido de Washington de se reunir para negociar.

Tóquio reforça vigilância

Numa importante reunião do partido no poder, na última semana, o líder nortecorea­no, Kim Jong-un, deu conta da vontade de fortalecer as capacidade­s militares do país, que ainda se encontra sob sanções internacio­nais.as negociaçõe­s com os EUA estagnaram desde o encontro fracassado, em 2019, entre Kim Jong-un e Donald Trump, então Presidente norte-americano.

Desde que Joe Biden assumiu a Presidênci­a, há um ano, os Estados Unidos declararam de forma incessante a vontade de se reunirem com as autoridade­s nortecorea­nas, mas Pyongyang tem rejeitado o diálogo.

O Governo japonês condenou o lançamento do míssil no Mar do Japão (conhecido como Mar Oriental nas duas Coreias) pela Coreia do Norte e disse que iria reforçar ainda mais os seus sistemas de monitoriza­ção.

“É extremamen­te lamentável que a Coreia do Norte tenha continuado a lançar mísseis desde o ano passado. O Governo irá reforçar ainda mais a vigilância”, disse o Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, numa conferênci­a de imprensa.

“Estamos actualment­e a analisar o incidente ao pormenor para informar o público”, disse, acrescenta­ndo que o Governo está a trabalhar para recolher informaçõe­s, confirmar a segurança dos navios, aviões e cidadãos.

Tanto os militares sulcoreano­s como as autoridade­s japonesas consideram o “projéctil não identifica­do” como um míssil balístico.

É invulgar a Coreia do Norte lançar um míssil em Janeiro, quando o Exército Popular da Coreia do Norte está a realizar exercícios de Inverno.

As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovadas desde 2006 sancionam o desenvolvi­mento e utilização de tecnologia de mísseis balísticos pelo regime norte-coreano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola