Jornal de Angola

Dezenas de pessoas morrem em naufrágios

- André Brandão | Ndalatando

Um total de 29 pessoas morreu, no ano passado, vítima de afogamento, nos rios Kwanza e Lucala e em tanques de água, cacimbas e nas lagoas do Puriri e Banza, na província do Cuanzanort­e, avançou, ontem, em Ndalatando, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

O subinspect­or bombeiro Hélder Milagre referiu que, nos últimos cinco anos, a província registou um total de 143 afogamento­s, nos municípios de Cazengo, Cambambe e Lucala I.

Nesse último período, disse, acontecera­m sete naufrágios de canoas e jangadas nos rios Kwanza e Lucala, que resultaram em dez mortes e três desapareci­dos.

Bombeiros tiveram muitas intervençõ­es no ano passado

Neste ano, desde o dia 2 deste mês, um cidadão, de 50 anos, encontra-se desapareci­do e outros cinco foram salvos, depois do naufrágio da canoa em que seguiam no rio Lucala II, junto à comuna da Canhoca, município do Cazengo.

Hélder Milagre referiu que as testemunha­s no local afirmaram que os mesmos se sentiram preocupado­s quando notaram a subida do caudal do rio, que não permitia a travessia fácil e, por volta das 17h30, decidiram atravessar para o outro lado da aldeia, tendo sido arrastados pelas fortes correnteza­s, numa distância de mais de 300 metros.

Acrescento­u ser comum, na referida localidade, a população cultivar em diferentes ilhas, por apresentar­em condições favoráveis para a produção de milho, mandioca e feijão. As testemunha­s confirmara­m, ainda, que várias pessoas já morreram durante a travessia, mas insistem com a mesma prática.

Neste momento, Hélder Milagre assegurou que as buscas de salvamento ou para encontrar o cidadão desapareci­do continuam, uma vez que ainda não foi encontrado nenhum corpo ao longo das margens do rio. Os outros cinco elementos do grupo estão fora de perigo e sem lesões graves.

 ?? ANDRÉ BRANDÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ANDRÉ BRANDÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola