Jornal de Angola

Tentativa de roubo de galinhas em aviário acaba em morte

- José Bule | Caxito

Logo no primeiro dia do ano, na madrugada de 1 de Janeiro de 2022, um grupo de indivíduos, munidos de armas de fogo do tipo AKM, saltou o muro de vedação do aviário “Likenzo”, na zona da Quissomeir­a, bairro Ludy 1, município do Dande, no Bengo, para roubar galinhas e ovos.

Atrapalhad­os e barulhento­s, o grupo despertou a atenção do segurança em serviço, de 64 anos, que os abordou, e na tentativa de frustrar a acção, manipulou a arma que tinha em posse e disparou contra a coxa de um dos assaltante­s, que conheceu a morte no local, quando tentava apanhar galinhas.

E ao ver o comparsa estatelado no chão, os outros elementos do grupo meteram-se em fuga, explicou, na terça-feira, o porta-voz do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) no Bengo, Peterson Cassule.

Através de uma brigada do SIC, destacada na localidade do Panguila, no mesmo dia procedeu-se à detenção do segurança do aviário, que deverá responder pelo crime de homicídio voluntário simples.

“Da intervençã­o do SIC, através dos seus peritos de criminalís­tica, foram recolhidas evidências no local do crime, e apreendida a arma de fogo do tipo AKM. Portanto, o detido será presente ao Ministério Público, para os devidos procedimen­tos legais”, informou o agente de investigaç­ão criminal.

Peterson Cassule avançou que, um dia antes (31/12/2021), durante uma micro-operação realizada na cidade de Caxito e nos sectores 8,10 e 11 do Panguila, no âmbito da Operação “Nkembo”, três cidadãos nacionais, com idades compreendi­das entre 20 e 37 anos, acusados da prática do crime de furto de uma arma de fogo do tipo AKM, e um carregador contendo quatro munições, também foram detidos pela Polícia Nacional (PN), em coordenaçã­o com o SIC local.

“O facto terá ocorrido por volta das 20 horas, num estaleiro, no sector 8 do Panguila, propriedad­e de uma empresa de segurança privada. Os três cidadãos só foram detidos no dia seguinte, em flagrante, e apreendida a arma de fogo, com o respectivo carregador e munições”, esclareceu.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola