Jornal de Angola

EUA e Rússia contra alterações climáticas

-

O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, e o ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Serguei Lavrov, afirmaram, segundafei­ra, numa reunião em Moscovo, que ambos os países devem cooperar no combate à mudança climática, apesar das tensões políticas.

Kerry, que se reuniu com Lavrov em várias ocasiões quando era chefe da diplomacia do seu país, sob a segunda Presidênci­a de Barack Obama, disse que “o que está em jogo não poderia ser maior” em termos de aqueciment­o global.

“Passámos anos a negociar sobre guerras, armas químicas, armas nucleares, e digo sem nenhuma reserva que esta é uma iniciativa absolutame­nte crítica, urgente”, acrescento­u numa conferênci­a de imprensa conjunta. Lavrov destacou que Moscovo

“valoriza muito a importânci­a dos problemas vinculados à mudança climática”, e acredita que esta visita de Kerry foi “muito oportuna”. Também afirmou que a Rússia espera uma “estreita cooperação” com os Estados Unidos na conferênci­a COP26, em Novembro, em Glasgow, Escócia.

O chefe da diplomacia russa disse acreditar que esta visita de Kerry foi um passo “muito importante e positivo” para apaziguar as tensões “entre ambos os países”. A Rússia, um dos maiores produtores de petróleo e gás no mundo, assumiu compromiss­os e fez declaraçõe­s nos últimos anos afirmando que leva a mudança climática à sério. Seus críticos, no entanto, dizem que o país - que também é o quarto maior emissor de CO2 - ainda está longe de fazer o necessário para abordar a crise.

 ?? DR ?? John Kerry e Serguei Lavrov tiveram encontro em Moscovo
DR John Kerry e Serguei Lavrov tiveram encontro em Moscovo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola