Jornal de Angola

Classifica­dos sete sítios históricos no Cunene

-

A classifica­ção de sete sítios de interesse histórico nacional na província do Cunene constitui marco que perpetua a história das batalhas de resistênci­a à ocupação sul-africana.

Trata-se do Bunker do Naipalala II, o antigo Quartel das Tropas de Guarda Fronteira de Angola (TGFA) em Môngua, Memorial de Solidaried­ade Angola-cuba, o Aeródromo de Xangongo, as antigas Pontes do Rio Cunene em Xangongo, antigo Comando da II Brigada de Infantaria e o Monumento Carta do Presidente Fidel de Castro aos Defensores da Cahama.

Classifica­dos pelo Decreto Executivo 144/21 de 9 de Junho, sobre monumentos e lugares de memória na província do Cunene, eles valorizam o património histórico-cultural da região, que foi palco de várias batalhas de ocupação sul-africana no país.

Em declaração à Angop, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Marcelino dos Santos, considerou um marco memorável para a região, pois, este ano ganhou oito monumentos classifica­dos como património histórico nacional, depois dos escombros do antigo comissaria­do.

“É um grande ganho para a província, desde a última vez que foi classifica­do um património histórico e cultural da província foi em 1994”, enfatizou.

Com a classifica­ção destes sete monumentos e sítios, a região dispõe de 16, enquanto outros 39 estão por classifica­r.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola