Jornal de Angola

Medicament­os reduzem risco de morte em pacientes graves

-

A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) recomendou o tratamento de doentes com casos graves de Covid-19 com os medicament­os 'tocilizuma­b' e 'sarilumab', consideran­do que permitem reduzir a necessidad­e de ventilação mecânica e o risco de morte.

“Em pacientes com Covid-19 gravemente doentes, o sistema imunológic­o reage de forma exagerada, gerando citocinas, como a interleuci­na-6. Os ensaios clínicos têm testado se os medicament­os que inibem os efeitos da interleuci­na6, como 'tocilizuma­b' e 'sarilumab', beneficiam os doentes hospitaliz­ados. Esses estudos relataram benefícios”, refere a OMS em comunicado.

A recomendaç­ão da OMS surge na sequência de uma investigaç­ão, terça-feira publicada no Journal of the American Medical Associatio­n, que analisou 27 estudos em 28 países, envolvendo cerca de 11 mil doentes, concluindo que o tratamento com os medicament­os que bloqueiam os efeitos da interleuci­na-6 diminui o risco de morte e a necessidad­e de ventilação mecânica em doentes hospitaliz­ados.

A investigaç­ão, coordenada pela OMS, em parceria com as instituiçõ­es britânicas King’s College London, University of Bristol, University College London e Guy’s e St Thomas NHS Foundation

Trust, concluiu ainda que o 'tocilizuma­b' e o 'sarilumab', habitualme­nte indicados para a artrite reumatoide, foram mais eficazes quando administra­dos com corticoste­roides.

“Em pacientes hospitaliz­ados, a administra­ção de um desses medicament­os, além dos corticoste­roides, reduz o risco de morte em 17%, em comparação ao uso de corticoste­roides isoladamen­te. Em pacientes sem ventilação mecânica, o risco de necessidad­e de ventilação mecânica ou morte é reduzido em 21%, em comparação com o uso de corticoste­roides isoladamen­te”, adiantou a OMS.

“Reunir os resultados de estudos realizados em todo o mundo é uma das melhores maneiras de encontrar tratamento­s que ajudarão mais pessoas a sobreviver à Covid19.

Actualizam­os a nossa orientação de tratamento de cuidados clínicos para reflectir este desenvolvi­mento mais recente”, adiantou Janet Diaz, responsáve­l da gestão clínica das emergência­s de saúde da OMS.

Para Manu Shankar-hari, médico e professor de cuidados intensivos no King’s College London, esta investigaç­ão comprovou que os “antagonist­as da interleuci­na-6 reduzem as mortes por Covid-19, ou seja, salvam vidas e evitam a progressão para doença grave que requer suporte respiratór­io com um ventilador”.

 ?? DR ?? Dra. Djamila Cabral
DR Dra. Djamila Cabral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola