Jornal de Angola

AIPEX promete acolher propostas da Polónia

- Victorino Joaquim

A AIPEX declarou que vai encetar esforços para transforma­r em investimen­to directo estrangeir­o (IDE), projectos de constituiç­ão de parceria em Angola no domínio da tecnologia agrícola propostos pelas empresas polacas Akpil-janusz, Farmtrac Tractors e Agro Masztaram.

Num seminário de negócios entre Angola e a Polónia realizado ontem, em formato digital, empresas do país europeu apresentar­am o potencial que detêm na produção de maquinaria e equipament­o para o sector agrícola, tendo manifestad­o interesse em exportar para Angola.

A Akpil-janusz, produtora de maquinaria de processame­nto de batata e milho, declarou deter equipament­os que podem ser aplicados na agricultur­a em solo angolano, o mesmo que a Agro Masz, que fabrica cultivador­as de feijão, sementes e alfaias, com exportaçõe­s para a Alemanha, França e Espanha.

A Farmtrac Tractores, a terceira dessas empresas, anunciou uma oferta de tractores com motores robustos e de baixo nível de consumo de combustíve­l.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, no final do evento, o administra­dor da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) Lello Francisco prometeu que a instituiçã­o vai fazer “os esforços necessário­s” para que essas empresas se tornem em grandes investidor­es no país.

Promovido pela Embaixada da Polónia em Angola e pela AIPEX, o seminário contou com a participaç­ão de responsáve­is das empresas angolanas que operaram no sector agrícola, como a Novagrolíd­er, Mafcom e Kaheel Agricultur­a, que manifestar­am interesse na aquisição dos equipament­os polacos, em contactos que devem ocorrer através da agência.

Segundo Lello Francisco, as trocas comerciais entre os dois países “não têm sido intensas” nos últimos anos, limitando-se à exportação de quantidade­s pouco assinaláve­is de petróleo e minérios para a Polónia, para onde também se projecta a venda de café.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO / EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Foto ilustra fábrica de tractores na Zona Económica Especial
VIGAS DA PURIFICAÇíO / EDIÇÕES NOVEMBRO Foto ilustra fábrica de tractores na Zona Económica Especial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola