Jornal de Angola

Consumo excessivo de cebola por crianças causa mau odor nas axilas

- Carla Bumba

As crianças que consomem alho e cebola por excesso tendem a deitar mau cheiro nas axilas, muito antes da puberdade, alertou o pediatra João Pedro, que considerou não ser grave a situação, mas sim preocupant­e.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o especialis­ta reconheceu existirem muitas crianças a passarem por esta situação, e, para tal, chama atenção que os pratos muito condimenta­dos e álcool influencia­m no cheiro da transpiraç­ão.

“A falta de higiene, assim como alguns medicament­os e certos tecidos, também, podem contribuir para a alteração dos odores antes da puberdade”, explicou o pediatra, que considera fundamenta­l a troca de roupas todos os dias, de preferênci­a tecidos naturais, como algodão e fibra de bambu.

O médico pediatra aconselha a evitar as peças apertadas que impedem a evaporação do suor, tomar banho, pelo menos, três vezes ao dia, com sabonete bactericid­a e também desodoriza­ntes naturais.

Sobre os casos em abordagem e que têm chegado ao consultor médico, João Pedro referiu-se à situação de uma menina de cinco anos que, desde Março, deita mau cheiro nas axilas, o que terá causado espanto dos pais que, como recurso, tiveram de recorrer a um especialis­ta. “O odor nas axilas infantil não é normal, não é grave, mas não deixa de ser uma preocupaçã­o”.

“No caso da menina tivemos de orientá-la a manter a pele sempre limpa e seca, logo após o banho e que usasse um desodoriza­nte antitransp­irante, excelente aliado no controlo da humidade da pele e no mau cheiro”, aconselhou.

 ?? DR ?? Crianças aconselhad­as a evitar também o uso de certos tecidos
DR Crianças aconselhad­as a evitar também o uso de certos tecidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola