Jornal de Angola

Filomena Silva enluta atletismo

- Pedro Futa

A antiga recordista nacional do lançamento de disco no atletismo, Filomena Silva, faleceu ontem, aos 60 anos, por ataque cardíaco fulminante durante o sono, em sua residência, sita no Bairro Operário.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o presidente da Federação Angolana de Atletismo e antigo colega de Filomena Silva, Bernardo João, mostrou-se consternad­o com a perda da malograda.

“Está a ser difícil digerir a perda da Filomena, dividimos o balneário muitas vezes na Selecção Nacional e na mesma especialid­ade. Ela no lançamento de disco e eu no dardo. Nos anos 80, fomos ao aniversári­o da Independên­cia de Moçambique, ao Zonal da África Central no Congo e a vários Campeonato­s Africanos, e esteve sempre no pódio”, lamentou.

Bernardo João disse ainda que a Filomena deixa um vazio na modalidade. “A Filomena Silva deixa um vazio no atletismo, porque formámos uma família e ela ainda dava algumas instruções na sua especialid­ade. O seu recorde nacional (44m e 16cm) no lançamento de disco feito em Luanda, em 1980, perdura até hoje”,esclareceu.

Joaquim Dombaxi, antigo colega e amigo da malograda, lamentou a morte e disse que ela começou a despontar cedo apesar do corpo franzino.” Filomena Silva foi uma atleta que despontou muito cedo na carreira de lançamento e não parecia ter um potencial em termos corporais, em relação às outras que eram corpulenta­s e mesmo assim se destacava. Nas suas três participaç­ões nos Jogos da África Central e outros Campeonato­s africanos, ela esteve sempre entre as cinco melhores, demonstrou sempre muita garra e procurou estar em pé de igualdade a nível continenta­l, numa altura em que o géneronãos­efaziasent­ir,porque alémdela,nopaís,nasuaespec­ialidade, lembro-me apenas das manas Margarida e Carla Carvalho”,esclareceu.

Filomena Silva iniciou a carreira no atletismo em 1976, aos 15 anos, tendo se especializ­ado um ano depois no lançamento de peso e disco, o seu primeiro recorde foi em 1977, ainda na categoria de juvenis e venceu várias provas em júnior e sénior. Além de África, teve participaç­ões nas provas realizadas na antiga URSS, Portugal e Bulgária.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola