Jornal de Angola

Um mafioso benfeitor

-

O verdadeiro Bumpy Johnson (1906-1968) era um homem de contradiçõ­es, mafioso e poeta. Nascido em Charleston, na Carolina do Sul, Bumpy Johnson mudou-se para o Harlem ainda na adolescênc­ia, depois de o irmão mais velho ter sido acusado de matar um homem branco. Ele próprio, na altura em que andava na casa dos 20 anos, já tinha passado quase metade na prisão, a entrar e a sair. Períodos que dedicou à escrita de alguma poesia e à leitura incessante de livros, com um gosto particular pelos de filosofia - isso valeu-lhe a alcunha “The Professor”, que ligava bem com a referida habilidade no xadrez.

Foi só na década de 1930, quando se tornou o braço direito de Stephanie St. Clair, a então proeminent­e gangster negra do bairro novaiorqui­no (cuja independên­cia resistiu aos interesses da máfia), senhora de um negócio complexo de lotaria ilegal, que Johnson granjeou nome na cena do Harlem.

A associação seguinte ao mafioso Lucky Luciano garantiu-lhe o passaporte para um estável “reinado”, que sofreria o tal interregno de uma década na sequência da sua detenção, em 1952, quando o comércio ilegal ia de vento em popa e ele era, assim, enviado para a famosa prisão de Alcatraz.

Tudo isto é anterior ao que vemos em Godfather of Harlem. Mas foi este percurso que fez de Johnson o homem recebido de braços abertos pela comunidade negra do bairro, como se vê no primeiro episódio. Ele era um benfeitor para aquela gente. Representa­va, ao mesmo tempo, “o crime e a sociedade”, como sublinha Forest Whitaker.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola