Jornal de Angola

Escola com 12 salas em construção

- José Rufino| Luena

Uma escola com 12 salas de aula está a ser construída, desde ontem, no bairro Sinai Novo, arredores da cidade do Luena, na província do Moxico, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM). A obra está orçada em mais 464 mil milhões de kwanzas.

O vice-governador para Sector Técnico e Infra-Estruturas, Wilson Agnelo Augusto Chinhama, que fez o lançamento da primeira pedra para a construção da escola, disse, na ocasião, que na província estão a ser erguidas à volta de 200 estabeleci­mentos de ensino.

O responsáve­l sublinhou que o Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios, além de dar vida às regiões e resolver os problemas das populações, tem dado resposta de uma componente muito importante, que tem a ver com a geração de empregos.

Afirmou que a nível da província, nesta altura, há o registo de 730 empregos temporário­s, criados no âmbito do PIIM.

O vice-governador disse esperar a garantia, qualidade e o acompanham­ento das obras e chamou a atenção dos empreiteir­os para o cumpriment­o dos prazos contratuai­s.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação Ciência e Tecnologia, Valeriano Tchimo Cassauie, disse que no presente ano lectivo, mais de 56 crianças com idades escolar encontram-se fora do sistema normal de ensino.

Para o responsáve­l, as escolas em construção vão, de certa forma, aliviar a pressão e diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino, devido à falta de salas de aula que se tem registado nos últimos anos. A província do Moxico conta com 344 escolas, destes 205 são do ensino primário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola