Jornal de Angola

Primeiras 700 ligações previstas para Maio

- Joaquim Júnior | Uíge

As primeiras 700 ligações domiciliar­es, das 10 mil previstas na nova rede de distribuiç­ão de água potável, em construção na cidade do Uíge, serão efectuadas em Maio próximo, para atender os primeiros beneficiár­ios no bairro Papelão.

A informação foi avançada à imprensa pelo presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa de Águas e Saneamento do Uíge (EASU), Emília Fernandes, no final de uma visita de trabalho efectuada, na quarta-feira, pelo governador da província, José Carvalho da Rocha, àquelas obras. Garantiu o fornecimen­to de água aos moradores da periferia do Papelão, nas zonas do Paco e Benz e Rotunda do Songo.

“As primeiras ligações estão a ser efectuadas no bairro Papelão e, da construtor­a, recebemos garantias para que, dentro de dois meses, os primeiros ramais domiciliar­es sirvam os moradores das zonas intervenci­onadas.

Emília Fernandes adiantou que o projecto tem a duração de 30 meses, recordando que a obra começou com um atraso de 60 dias devido à situação da pandemia da Covid-19. A nova rede de distribuiç­ão de água potável em construção é uma acção inserida no “Programa Água para Todos”, a cargo do Ministério da Energia e Águas, e prevê beneficiar 52 mil e 355 pessoas.

O governador da província, após ter constatado o andamento dos trabalhos, considerou positivo o ritmo das obras, afirmando tratarse de um projecto ambicioso que vai reduzir, em grande medida, o défice de água potável na cidade.

“Temos um défice muito grande de distribuiç­ão de água na cidade. Estamos a acompanhar este projecto que vai permitir fazer ligações domiciliar­es para acudir o fornecimen­to em nove bairros periférico­s”, disse.

José Carvalho da Rocha visitou, ainda, o local onde passa a conduta adutora em ferro fundido, construída em 1962, no Bairro Candombe Velho, junto aos reservatór­ios de distribuiç­ão de água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola