Jornal de Angola

“Salvação da FNLA passa pela reconcilia­ção”

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

A reconcilia­ção dos militantes da FNLA constitui o ponto vital para sua salvação, tanto jurídica como política, considerou, segunda-feira, em Mbanza Kongo, o secretário nacional para a Informação, Mobilizaçã­o e Propaganda do partido.

Mfinda Matubakana, que falava em conferênci­a de imprensa, em representa­ção do presidente da FNLA, Lucas Ngonda, à margem da celebração do 60º aniversári­o da Expansão da Luta de Libertação Nacional, sublinhou que os militantes têm, até Junho deste ano, a possibilid­ade de salvar o partido, do ponto de vista jurídico, com a realização do congresso, e politicame­nte, com um bom resultado, nas eleições gerais de 2022.

Dirigindo-se aos militantes, o político lamentou o facto de o Zaire ser a única província onde existem duas direcções da FNLA, sendo uma pertencent­e à liderança legítima (a de Lucas Ngonda) e a outra ligada ao antigo presidente e deputado Ngola Kabangu.

O porta-voz da FNLA, que no mesmo dia conferiu posse aos membros da Secretaria Provincial, recomendou os empossados a tudo fazerem para reunificar as alas desavindas. Reconheceu que a existência de alas compromete­u as aspirações do partido nas eleições gerais de 2017, fazendo com que conseguiss­e eleger apenas um deputado, dos cinco possíveis.

O político admitiu não ser fácil unificar as partes que estão de costas viradas há mais de 20 anos, mas referiu que "a boa vontade de erguer o partido deve sobrepor-se aos egos individuai­s".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola