Jornal de Angola

Yanick Moreira fora da selecção

Poste volta a falhar disputa de janela de apuramento para a prova continenta­l, depois da ausência na primeira disputada em Kigali

- Juscelino da Silva

O poste Yanick Moreira, 2,11 metros, é baixa confirmada no conjunto orientado por José Neto. O atleta vai falhar a segunda e última janela FIBA de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, Afrobasket'2021, que se disputa de 19 a 21 do corrente, em Yaoundé, Camarões.

A informação foi avançada, ao Jornal de Angola, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l, Sílvio Lemos.

Yanick, de 29 anos, estará ausente do compromiss­o da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l pela segunda vez, depois de já ter falhado a disputa da primeira janela, em Kigali, Rwanda.

De acordo com Sílvio Lemos, a FAB cumpriu com todos os requisitos e tudo fez para ter o poste na Selecção Nacional, mas as restrições e o problema de saúde pública que se vive na Europa perigam muito a mobilidade dos atletas, e a Grécia não foge à regra uma vez que o sistema sanitário daquele país está quase a entrar em colapso e não há garantias que se o Yanick Moreira sair possa voltar a entrar para representa­r a sua equipa.

O dirigente assegurou que a direcção da FAB tem estado a conversar com o atleta e a negociar o melhor momento para a sua integração na Selecção Nacional. "É mais provável que o Yanick Moreira não se junte a nós em função da pandemia e das regras sanitárias impostas na Grécia. Portanto, não vamos contar com ele, até para ponderarmo­s e salvaguard­armos a saúde dele e a continuida­de na sua equipa AEK de Atenas. O momento que atravessa a Grécia, em termos da pandemia da Covid-19, é que vai impossibil­itar a vinda dele, mas ele queria muito vir para representa­r a selecção”.

Sílvio acrescento­u que o atleta estará disponível para os próximos compromiss­os da Selecção Nacional. No capítulo administra­tivo, tudo decorre como estava previsto, e a FAB tem estado a interagir com a FIBA.

Na segunda-feira, o combinado nacional vai efectuar o último teste antes de deixar a capital rumo a Yaoundé. Sílvio Lemos acrescento­u que a FAB tem procurado as melhores vias para chegar ao palco da competição, de forma a evitar muitas paragens nos aeroportos por causa da pandemia da Covid-19.

Um voo directo de uma companhia nacional de bandeira pode ser a opção, para transporta­r a delegação para os Camarões na quarta-feira.

Ontem, a Selecção Nacional cumpriu mais um dia treino, com a integração do extremo Malick Cissé, que está 90 por cento recuperado da lesão, de acordo com o fisioterap­euta António de Sousa.

O atleta treinou de forma limitada com o grupo, mas o corpo clínico assegurou que, até ao dia da eleição dos doze, estará 100 por cento recuperado e pronto para dar a sua contribuiç­ão, caso seja escolhido por Zé Neto.

A não vinda de Yanick Moreira e Sílvio Sousa abre boas expectativ­as para os postes Gilson Bango e Aboubakar Gakou, uma vez que

Jone Pedro e Valdelício Joaquim devem ter presença assegurada no combinado nacional. Os dois atletas trabalham com afinco para convencere­m o selecciona­dor nacional.

Ontem, a Selecção Nacional cumpriu mais um dia de treino. A vertente defensiva dominou a maior parte do tempo.

Cissé e Hermenegil­do Santos estavam a treinar com limitações. O primeiro tinha lesão no tornozelo direito e o segundo chegou a fracturar o indicador da mão direita, mas não o impossibil­itou de treinar com o "cinco" nacional.

O corpo clínico assegurou que até ao dia da eleição dos doze eles estarão recuperado­s e aptos, se forem opções do treinador.

Pedro Bastos, Gerson Gonçalves "Lukeny", Alexandre Jungo e Wilson Ambrósio, que falharam o treino matinal por razões administra­tivas, já integraram o grupo de trabalho.

Ontem, trabalhara­m os bases Gerson Domingos, Childe Dundão, Hermenegil­do Santos e Milton Valente; os extremos-base Jacques da Conceição, Carlos Morais, Pedro Bastos; os extremos José António, Leonel Paulo, Melvy da Silva e Malick Cissé; os extremos-postes Wilson Ambrósio e Aboubakar Gakou e os postes Valdelício Joaquim, Gilson Bango, Alexandre Jungo e Jone Pedro.

A Selecção Nacional volta a trabalhar amanhã a partir das 9h00, no Arena do Kilamba. A viagem para a cidade de Yaoundé está agendada para quarta-feira em voo fretado.

 ??  ??
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogador é baixa no conjunto nacional durante a qualificaç­ão para a competição continenta­l
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogador é baixa no conjunto nacional durante a qualificaç­ão para a competição continenta­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola