Jornal de Angola

Cinco casos positivos na equipa tanzaniana fazem cancelar partida

1º de Agosto e Namungo FC não se defrontam hoje devido a testes positivos da equipa forasteira e a CAF deve fazer pronunciam­ento

- António de Brito|

As formações do 1º de Agosto e Namungo FC já não se defrontam hoje, como estava inicialmen­te previsto, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para a primeira mão dos "play-off" de acesso à fase de grupos da Taça CAF, visto que três jogadores e um membro do corpo técnico da equipa tanzaniana testaram positivo, ontem, à Covid-19, no despiste realizado no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, em Luanda.

Os quatro elementos da delegação tanzaniana encontram-se a receber tratamento médico numa unidade hospitalar da capital. Apesar dos restantes membros do Namungo terem testado negativo, o comissário ao jogo optou por adiar o desafio, para evitar possíveis contágios da doença.

De acordo com os regulament­os da CAF, quando ocorrem situações desta natureza, a partida não pode ser realizada. A equipa onde se detectou o caso de Covid-19 é convidada a regressar ao país de origem. Mas, os elementos contaminad­os não seguem com o grupo e ficam a receber tratamento médico no local

onde se confirmou a infecção.

Nos próximos dias, a Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF) deve pronunciar-se sobre o assunto. Em consequênc­ia desta situação, a formação tanzaniana procurou a todo o custo negociar com as autoridade­s sanitárias angolanas, o regresso para Dar-es-Salaam das quatro pessoas contaminad­as, uma vez que o Namungo fretou uma aeronave para se deslocar a Luanda.

Contactado pelo Jornal de Angola, ontem, Pedro Miguel, oficial Covid da Federação Angolana de Futebol (FAF), confirmou a não realização da partida, devido ao facto da equipa forasteira ter três jogadores e um membro da equipa técnica infectados com a Covid-19.

“Os regulament­os da CAF são bem claros. Quando ocorrem situações do género, o procedimen­to normal passa pelo adiamento do jogo. As pessoas contaminad­as são levadas para o hospital, para serem medicadas. O comissário destacado para o jogo do FC Bravos do Maquis e Motemba-Pembe, que havia testado positivo, teve de receber tratamento médico no

país. Depois de ter testado negativo, teve autorizaçã­o para deixar o país. Estamos perante uma doença de fácil contágio", lembrou o médico.

Jogadores dispensado­s

Na impossibil­idade de realizarem o jogo com o Namungo FC, os jogadores foram desmobiliz­ados ontem, para amanhã retomarem os trabalhos no ex-RI/20, visando o desafio de quarta-feira frente à Académica do Lobito, às17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, pontuável para a 11ª jornada do Girabola' 2021.

O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Ivo Raimundo Traça, lamentou o adiamento do encontro.”Preparámos a equipa para defrontar o Namungo. Ontem, às primeiras horas do dia fomos surpreendi­dos com a notícia de que três atletas e um membro da equipa haviam testadopos­itivo.Vamosaguar­dar peladecisã­odaCAF”,lamentou, acrescenta­ndo que "temos de levantarac­abeçaevira­rasatençõe­s para o jogo com a Académica do Lobito".

No entanto, o técnico Paulo Duarte já está em Luanda, onde cumpre quarentena domiciliar, depois de ter estado em Portugal em tratamento médico.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissário ao jogo não permitiu a disputa da partida devido a quatro infecções entre os visitantes
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Comissário ao jogo não permitiu a disputa da partida devido a quatro infecções entre os visitantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola