Jornal de Angola

60 congoleses democrátic­os impedidos de entrar no país

- Fernando Neto | MBanza Kongo

Sessenta congoleses democrátic­os foram, nas últimas 24 horas, impedidos de entrar no país, a partir das zonas fronteiriç­as da província do Zaire, informou, ontem, ao Jornal de Angola o portavoz interino da delegação provincial do Ministério do Interior, inspector-chefe Luís Bernardo.

Os congoleses, segundo Luís Bernardo, foram travados nas fronteiras do Luvo, município de Mbanza Kongo, Kissonde, Cuimba, e no Marco-12, Nóqui. “Apesar do encerramen­to das fronteiras, como medida de prevenção contra a Covid-19, muitos congoleses tentam entrar no país pelo Zaire”, sublinhou.

O responsáve­l informou que foram detidos, segundafei­ra, outros nove imigrantes ilegais da RDC, entre os quais seis homens e três mulheres, duas delas em estado de gestação, nas matas da aldeia do Kinsimba, município do Tomboco, supostamen­te abandonado­s por um guia. “Foram encontrado­s por camponeses locais, que imediatame­nte os denunciara­m à Polícia”, disse.

O porta-voz anunciou ainda a detenção, nos últimos dois dias, de 16 angolanos, no município do Soyo, por desobediên­cia às restrições impostas pelo Decreto Presidenci­al, devido à Covid. No mesmo período, prosseguiu

Luís Bernardo, outros cinco elementos foram detidos por contraband­o de dois mil e 150 litros de gasolina, no bairro da Paróquia,arredores da cidade do Soyo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centenas de estrangeir­os foram repatriado­s em 2020
EDIÇÕES NOVEMBRO Centenas de estrangeir­os foram repatriado­s em 2020

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola