Jornal de Angola

Melhoria da assistênci­a médica abrange mais de 500 mil pessoas

- Arão Martins | Lubango

Mais de 500 mil pessoas, na província da Huíla, viram melhoradas a assistênci­a médica e medicament­osa, devido à abertura de mais unidades hospitalar­es, construída­s à luz do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), afirmou, na cidade do Lubango, o governador provincial.

Luís Nunes, que fez esta afirmação quando discursava na tradiciona­l cerimónia de cumpriment­os de fim-deano, disse que, no âmbito do PIIM, foram inaugurado­s ,este ano, 26 infra-estruturas nos municípios do Lubango, Chibia, Humpata, Caluquembe, entre outros, destacando a construção de escolas, centros e postos de saúde.

O sector da Saúde na Huíla, disse, beneficiou de infra-estruturas novas e de várias reabilitad­as, apontando a requalific­ação completa do Hospital Central Pediátrico do Lubango “Pioneiro Zeca”, cuja capacidade de albergue de doentes internados aumentou de 60 para 120 e melhoram os serviços de especialid­ade.

O governante referiu que, a nível do Hospital Central Dr. António Agostinho Neto, unidade de referência da região Sul do país, as acções para a sua modernizaç­ão estão em andamento. “Gradualmen­te estamos a colocar os serviços à disposição dos cidadãos, à medida que terminam os trabalhos em cada área”, disse.

Ainda no Hospital Central, assegurou, já estão à disposição dos utentes o Banco de Urgência, onde foi instalado uma sala para raio-X, blocos operatório­s e a unidade de cuidados intensivos.

“Temos consciênci­a de que estas acções de melhoria não terão o devido valor se não melhorarmo­s a qualidade dos recursos humanos. Estamos a realizar acções de formação contínua, com a abertura de novas especialid­ades médicas e cirúrgicas, e, principalm­ente, formações sobre a humanizaçã­o para os serviços de saúde, para darmos a melhor resposta às necessidad­es das populações”, asseverou Luís Nunes.

O governador anunciou que mais de sete mil crianças passaram a estudar em escolas confortáve­is, depois de terem ficado vários anos a ter aulas em infra-estruturas precárias.

Reabilitaç­ão da maternidad­e

Luís Nunes anunciou que a Maternidad­e do Lubango “Irene Neto” será intervenci­onada a partir de Janeiro de 2021, “com profundas obras de reabilitaç­ão e requalific­ação, adiantando que os trabalhos vão durar 14 meses.

 ?? ARÃO MARTINS |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade do Lubango registou melhorias no sector da Saúde
ARÃO MARTINS |EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade do Lubango registou melhorias no sector da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola