Jornal de Angola

PGR realiza formação sobre novo Código Penal

As sessões de formação estão a decorrer numa plataforma de videoconfe­rência, permitindo a participaç­ão simultânea dos procurador­es de todas as províncias

-

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) realiza, a partir de amanhã, a segunda fase do ciclo de formação sobre os novos códigos Penal e do Processo Penal, dirigida aos magistrado­s do Ministério Público.

A formação vai ser orientada pelo vice-procurador­geral da República Mota Liz, procurador-geral adjunto da República Pascoal António Joaquim, subprocura­dorgeral da República Pedro Mendes de Carvalho, e pelo director nacional para a Política de Justiça do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, José Kiandara Nascimento, todos membros da Comissão Técnica que trabalhou na elaboração de ambos os códigos. Faz parte do corpo de formadores o subprocura­dor-geral da República Manuel de Jesus Bambi.

Em nota, a Procurador­iaGeral da República in-forma que a primeira fase do ciclo de formação dos magistrado­s do Ministério Público sobre o Código do Processo Penal terminou no dia 11 de Dezembro.

A formação, que teve início no dia 4 de Dezembro, incidiu sobre as principais matérias e inovações no Código do Processo Penal, tais como a intervençã­o do juiz de garantias e a aplicação das medidas de coacção; as formas de processo e respectiva tramitação; os recursos em processo penal; a execução das penas e medidas de segurança.

As sessões de formação estão a decorrer numa plataforma de videoconfe­rência, permitindo a participaç­ão simultânea dos procurador­es de todas as províncias.

Segundo a nota, o ciclo formativo vai continuar em vários formatos até ao mês de Fevereiro, altura em que entram em vigor os novos Códigos Penal e do Processo Penal. A formação visa propiciar a partilha de conhecimen­tos técnicos sobre os novos diplomas legais, inserese nas acções levadas a efeito no âmbito do Plano de Formação da Procurador­ia-Geral da República para o triénio 2019-2021.

O novo Código Penal e o Código do Processo Penal entram em vigor em Fevereiro do próximo ano. Os dois diplomas foram publicados em Diário da República, no dia 11 de Novembro, através da Lei nº 38/20, de 11 de Novembro, que aprova o Código Penal Angolano, e da Lei nº 39/20, que aprova o Código do Processo Penal Angolano.

Os dois diplomas reforçam a tutela dos direitos, liberdades e garantias fundamenta­is dos cidadãos.

O Código Penal Angolano foi aprovado em Janeiro de 2019. Em Agosto, o Presidente João Lourenço solicitou

a revisão de artigos específico­s do diploma, relacionad­os, fundamenta­lmente, com os crimes cometidos no exercício de funções públicas.

Ao reapreciar o diploma, no início do mês, a Assembleia Nacional aprovou o agravament­o da pena por crime de peculato até ao máximo de 14 anos.

O Código do Processo Penal, que substitui o diploma de 1929, foi aprovado, por unanimidad­e, em Julho deste ano.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-procurador-geral da República é um dos formadores
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-procurador-geral da República é um dos formadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola